Hidratos de carbono, proteínas e gorduras são fontes de energia para o músculo durante o treino
Assim, os hidratos de carbono serão a tua primeira fonte de energia.
Proteínas e gorduras são os dois macronutrientes alternativos da energia quando as tuas reservas de glicogénio estão baixas.
As gorduras têm a vantagem de ser mais densas em energia (9 calorias/grama contra 4 para a glicose ou os aminoácidos). Permitem uma libertação de energia eficaz quando os exercícios de resistência são prolongados no tempo.
Para o praticante desportivo, as necessidades de energia (hidratos de carbono, ácidos gordos, aminoácidos) são mais elevadas do que para as pessoas sedentárias. 4 a 5 gramas de hidratos de carbono por quilo de peso, e por dia, é uma média que pode ser considerada para aguentar a intensidade de um WOD.
Geralmente, o aporte energético antes, durante e após o treino é constante no desportista bem treinado. Exercícios pesados e intensos, como o squat ou o levantamento terra, drenam uma enorme quantidade de energia.
Vamos relembrar que as proteínas e aminoácidos nelas contidos (BCAA, glutamina, alanina...) contribuem também para as necessidades de energia muscular. Relativamente a este tema, já conhece as proteínas de soro de leite, a Whey protein Isolate e a Whey protein Native da DECATHLON.