2 marathons dans l'année

PODEMOS FAZER DUAS MARATONAS NUM ANO?

Preparares-te para uma maratona, é um grande objetivo em si! Agora ultra popular, esta mítica distância de corrida não se defronta levianamente. No entanto, alguns corredores bulímicos perguntam-se se é possível correr duas maratonas num ano. Aqui estão algumas respostas.

Como te preparares para uma maratona?

Encontrarás sempre um corredor a dizer-te que preparou uma maratona à última da hora, em 6 semanas, sem um verdadeiro plano de treino. Cuidado: provavelmente estás diante de um corredor com alguns milhares de quilómetros rodados, que se conhece perfeitamente e é capaz de realizar tal corrida. Ou estás lidando com um novato que não conhece esta distância e as exigências que ela impõe...

Como podes imaginar, este tipo de preparação não é recomendado. Correr uma maratona é um esforço difícil que requer uma preparação real, uma transformação profunda do corpo. Se és um corredor de domingo (mesmo que seja mais um corredor de sábado), precisarás de um bom ano de trabalho para enfrentares a tua primeira maratona com todos os meios necessários. Um ciclo de preparação geral, depois um ciclo de preparação de 10 quilómetros (para desenvolveres a tua capacidade de corredor) e um ciclo de meia maratona (para aprenderes a aumentar distâncias) serão necessários antes de iniciares a preparação específica para a tua maratona. Cada ciclo com duração de 10 a 12 semanas e sendo seguido por uma semana de folga, atingirás rapidamente cinquenta semanas de preparação.

Como gerir o pós-maratona?

A maratona será o teu objetivo final para este ano de preparação. Se tudo correr bem, provavelmente sentirás que estás te recuperando rapidamente da corrida. Mas atenção: o cansaço gerado por um ano inteiro de treino e uma corrida de várias horas pode ser profundo e por isso não deves negligenciar. Os períodos de recuperação são essenciais para voltar à forma antes da corrida e evitares lesões.

Então, sequência de maratonas ou não?

Tecnicamente, a resposta é simples: sim, pode ser feito. As maratonas são organizadas em 2 épocas distintas do ano: primavera e outono, evitando assim o calor elevado do verão e as baixas temperaturas do inverno. A primavera e o outono estão separados por apenas 6 meses, metade de uma boa preparação para a primeira maratona. Mas desta vez, não estás mais a começar do zero. Podes, portanto, fazer apenas 2 dos 4 ciclos de treino mencionados acima. Inevitavelmente terás que reproduzir um ciclo específico de preparação para a maratona (as últimas 10 a 12 semanas de preparação). Mas terás de preceder esta fase com um ciclo mais rápido (10 quilómetros ou meia maratona) para recuperares alguma velocidade. O ciclo da maratona anterior tem, de facto, uma tendência para te fazer perder velocidade, ou seja, fazer-te “diesel”.

Voltemos aos nossos pequenos cálculos: 2 a 3 semanas de pausa após a primeira maratona, seguidas de um ciclo "rápido" (10 quilómetros ou meia maratona) de 10 a 12 semanas, depois uma semana de pausa e um ciclo "maratona" de 10 a 12 semanas, ganhas uma segunda preparação para maratona de 24 a 28 semanas. A conta é boa entre a primavera e o outono!

2 marathons dans l'année

De qualquer forma, lembra-te de ouvir o teu corpo e observares os sinais de fadiga anormal; se isso ocorrer, terás que desacelerar. E se és fã de corridas de longa distância, podes sempre recorrer ao Spartathlon, uma corrida de... 246 quilômetros entre Atenas e Esparta! Cabe te calçares as tuas sapatilhas de corrida...

Descobre as nossas conselhos para te preparares para uma maratona

comment_ameliorer_vos_performances_sur_marathon

Como melhorar o teu desempenho na maratona

Todos os conselhos para melhorares a tua performance na maratona

Como te preparares para a tua primeira maratona

Como te preparares para a tua primeira maratona

Correr uma maratona, pela primeira ou pela centésima vez, é sempre uma experiência especial.

marathon_comment_vaincre_le_mur

Como te preparares para superar o "muro" da maratona?

Três dicas para melhor te preparares para superar o inevitável muro do quilometro 30!