IMAGINAVA QUE O MÉTODO PILATES, SE DESTINA A TONIFICAR E AUMENTAR A FLEXIBILIDADE, FAZENDO TRABALHAR TRANQUILAMENTE OS SEUS MÚSCULOS?
Esta prática que solicita os diferentes grupos musculares, ocupa-se mais em específico do transverso, o músculo mais profundo dos abdominais, que desempenha um papel importante no equilíbrio. Não é um músculo de fácil acesso? Não se preocupe, o Pilates sabe como o ativar e solicitar para o obrigar a fazer alguns exercícios!
E você, observou estes benefícios graças à prática de Pilates? Partilhe a sua experiência connosco!
Este músculo, que engloba o seu abdómen, permite-lhe tossir, expirar e ir à casa de banho. Entre outros! E não é por não se ver, e por se esconder por detrás de outros músculos abdominais, que não o devemos trabalhar.
Antes pelo contrário! Tonificar o seu transverso é um trabalho de base que lhe permitirá melhorar a postura, diminuir as dores nas costas e obter uma barriga mais lisa.
E o Pilates, cujos dois principais fundamentos são a centragem e a respiração, permite-lhe trabalhar diretamente este importante músculo de equilíbrio.
Um pouco como os abdominais hipopressivos, utilizados pelas mulheres grávidas para trabalhar os músculos distendidos pela gravidez. “O facto de inspirar e expirar vai fazer trabalhar diretamente o transverso, explica Anaïs Sauvage, instrutora.
A respiração, associada aos movimentos, vai ter um impacto direto sobre este músculo profundo, chegando onde outros exercícios, realizados sem este trabalho baseado na respiração, não chegam”. O Pilates também o incita a encolher a barriga durante os exercícios: este movimento faz também trabalhar o transverso, que assim será uma vez mais solicitado.
Tonificar o músculo transverso, é reforçar um músculo de equilíbrio e melhorar aos poucos a sua postura. Servirá para reduzir as suas dores lombares caso as tenha!
Além disso, poderá também reduzir alguns centímetros na cintura e ter uma barriga mais lisa. Uma vantagem não negligenciável!