os-movimentos-de-base-da-musculação

Os movimentos base da musculação

Descobre os exercícios que não podem faltar nos teus treinos e o que necessitas para os fazer!

flexões

Flexões

As flexões são um exercício básico, mas com uma grande importância no desenvolvimento do tronco. Têm como principal objetivo o desenvolvimento do peito, fortalecendo também músculos auxiliares, tais como os ombros e tríceps.

Com um acessório simples como umas pegas para flexões é possível tornar este exercício bastante versátil e ao jogar com o afastamento dos braços vais variar as zonas musculares mais solicitadas durante o exercício.

peso-morto

Elevações

Têm como objetivo principal trabalhar as costas, mas também fortalecem músculos auxiliares como os bíceps. Podem ser realizadas com diferentes tipos de pegas, supinação, pronação e neutra, dando enfâse a diferentes partes do corpo.

Necessitando apenas de uma barra de elevações, são um dos exercícios que todos ambicionam conseguir fazer!

peso-morto

Peso morto

Um exercício base da musculação e do cross training que consegue recrutar todo o corpo. Excelente para trabalhar força e corrigir a nossa postura do dia-a-dia, por exemplo, quando queremos levantar algo do chão. Dependendo do local de prática, em ginásios ou boxes, são usadas barras olímpicas e discos bumpers pela capacidade do material em absorver o impacto das quedas.

Agachamento

Agachamento

Os agachamento são exercícios muito eficazes para desenvolver a parte inferior do corpo. Como a barra é colocado por cima dos ombros e o exercício requer bastante estabilidade, acabará também por fortalecer todo o core para garantir uma postura correta na sua execução. Com um suporte para barras, uma barra de musculação e uns discos de musculação tens tudo o que precisas para começar a sentir os benefícios dos agachamentos.

peso-morto

Supino

Outro exercício típico de musculação para desenvolvimento da parte superior do corpo é o supino. À semelhança das flexões, o foco será no desenvolvimento dos peitorais e triceps, mas desta vez a resistência deixa de ser o peso do corpo e passa a ser feita com o movimento de empurrar uma barra de musculação ou halteres.

Utilizando um banco de musculação com várias inclinações é possível realizar diferentes variantes deste exercício.

barra-curl-direita

Bicep/tricep com barra/halteres

Mesmo com os músculos mais pequenos, como o bicep ou o tricep, a serem solicitados em todos os exercícios compostos, é importante trabalhá-los também isoladamente. Com um simples conjunto de pesos consegues fazer inúmeros exercícios para fortalecer os braços.

Mais conselhos úteis para ti

elevações com coletes de pesos

Conseguir fazer elevações | Musculação

Não és capaz de fazer uma elevação? Tens dificuldade em progredir nas elevações? Descobre todas as nossas sugestões para conseguires fazer elevações e teres força para fazê-las.
homem a beber creatina

Nutrição | As 10 perguntas e respostas sobre a creatina

Encontra 10 respostas às tuas perguntas sobre a creatina.
por-que-é-que-a-musculação-é-importante-para-emagrecer

PORQUE É QUE A MUSCULAÇÃO É IMPORTANTE PARA EMAGRECER?

Se o objetivo é perder peso, a musculação poderá ser uma prática muito útil. Como explicar isto? Descobre todas as respostas neste artigo.