Como emagrecer graças ao reforço muscular?
Para começar, realiza sequências com 75% de cardio, seguidas de 25% de musculação. Após várias semanas, poderás passar a 50/50. Como fazer? Existem duas opções:
• A repartição ao longo do período de exercício: para uma sessão de 1h, por exemplo, opta por 45 minutos de cardio e 15 minutos de musculação.
• A repartição ao nível do tipo de exercícios: por exemplo, 75% de exercícios de cardio e 25% de exercícios de musculação (circuitos de treino).
Atenção: os resultados são obtidos não só através da atividade desportiva, mas também através da alimentação! É evidente que fazer desporto não significa que podes comer mais, com mais açúcar ou mais gordura. A atividade física não legitima os excessos alimentares, pelo que se quiseres perder peso, deverás privilegiar uma alimentação saudável e equilibrada (proteínas, legumes, féculas, na proporção de 1/3 para cada um destes elementos), comer fruta para carregar as suas reservas de vitaminas e evitar comer guloseimas entre refeições. Caso consumas mais calorias do que aquelas que o organismo necessita (em média 2000 calorias por dia para uma mulher, 2500 para um homem), a atividade física poderá não ser suficiente para gastar as calorias supérfluas.