Os melhores lugares para amantes de mergulho

Encontra aqui os melhores lugares para os amantes de mergulho em Portugal Continental e Ilhas. Explora a costa portuguesa e encontra verdadeiros tesouros.

Mergulhador no fundo do oceano com barbatanas de mergulho com Garrafa Volo Race

Em Portugal Continental, assim como nas ilhas dos Açores e Madeira, podemos encontrar uma costa repleta de lugares perfeitos para os amantes de mergulho.
A costa portuguesa é composta por reservas marinhas e parques naturais que certamente irão para a tua bucket list de mergulho.
Descobre os melhores lugares em Portugal de norte a sul do país e ilhas para mergulhares no oceano Atlântico.

Se estás agora a iniciar-te no mergulho, não mergulhes sozinho e prepara-te, porque vais colecionar as melhores experiências! Nesse sentido, deixamos-te os melhores locais para partires à descoberta dos melhores spots de mergulho de Portugal.

Matosinhos

A norte de Portugal Continental, encontramos vários locais para mergulhar. No entanto, aconselhamos a que o faças no verão, quando o mar é mais calmo e tens mais visibilidade.
Próximo da praia do Cabo do Mundo em Matosinhos, encontramos um submarino alemão afundado em 1945. Aqui, vais mergulhar a 30 metros de profundidade e explorar o submarino U-1277, com várias características preservadas pelo Oceano Atlântico.

Fundo: Arenoso
Profundidade: 30 metros

Peniche

Em Peniche encontramos as Ilhas das Berlengas, consideradas pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera. Nestas Ilhas portuguesas, vais explorar vários destroços e deliciar-te com grutas coloridas e inúmeras espécies de peixes. Aqui vais encontrar o peixe-lua, robalos, sargos e com muita sorte vais ser surpreendido com golfinhos. Incrível, não é?

Fundo: Rochoso-Coral
O que vais encontrar: Águas cristalinas, diversidade de animais marinhos e grutas

Portinho da arrábida / SESIMBRA

Escolhido por muitos para o batismo de mergulho, no Portinho da Arrábida encontras águas calmas e límpidas que te convidam a explorar a costa desde o primeiro momento. A costa do Portinho da Arrábida está inserida no Parque Natural da Arrábida, por isso prepara-te para explorares a natureza e encontrares diferentes espécies.

Em Sesimbra, no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, vais encontrar famosos locais de prática como Ponta da Passagem, Ponta Furada, Baía da Armação e Pedra do Leão.

Fundo: Cargueiro encalhado século XX
O que vais encontrar: Águas cristalinas, mais de mil plantas marinhas e imensa diversidade de animais

algarve

A sul de Portugal, encontramos vários locais para mergulhar, como Portimão, Ria Formosa e Sagres.
Sagres é o local perfeito para os aficionados em arqueologia marítima. Aqui, para além de várias espécies marinhas, encontramos grutas submarinas e vários navios prontos para serem explorados e descobertos por ti.

Sagres: Grutas de Sagres (Vapor das 19)
Fundo: Alberga destroços e é muito procurado por apreciadores de arqueologia marinha.

Portimão: Ocean Revival
O que procurar: 4 navios da Marinha Portuguesa afundados criam um enorme recife artificial e único no mundo

Faro: Ria Formosa
Curiosidades: Prolonga-se por 60 km na costa
Atrações: Espécies de aves, maior comunidade de cavalos-marinhos de focinho comprido do mediterrâneo. Exemplo único de fauna e flora

Açores

Os Açores primam por ter condições naturais ideais à prática de mergulho, onde podemos encontrar uma grande diversidade de espécies de fauna e flora marinhas, como algas, cardumes e peixes.
Neste arquipélago, podemos mergulhar em todas as ilhas, tanto em zonas costeiras, em baías, em naufrágios e até em grutas.

No entanto, existem alguns spots que se destacam: 
Naufrágio Terceirense (Graciosa), Navio Dori (São Miguel), Parque Arqueológico Subaquático (Terceira), Baixa dos Rosais (S. Jorge), Caneiro dos Meros (Corvo), entre muitos outros.

Madeira

Na ilha da Madeira, tal como nos Açores e em vários locais espalhados pela costa portuguesa, temos lugares para mergulhar e para nos fazer perder a respiração!

Na ilha da Madeira, alguns dos spots referência para mergulhar são:
- Reserva Natural do Garajau, onde podes mergulhar por 7 km da costa em 7 pontos distintos. Ao longo de 7 km vais encontrar pontos de mergulho com diferentes profundidades e vais observar diferentes espécies como raias, moreias, os famosos “meros” e até anémonas gigantes.

- Ponta de S. Lourenço, Caniçal

Em Porto Santo, temos 2 spots de mergulho a destacar: 
- Os navios o “Madeirense” e a“Corveta General Pereira d’Eça”, que se encontram a uma profundidade de 30 metros.

Mergulhador a explorar destroços no fundo do mar

Ainda não tinhas estes spots na tua lista? Encontra o teu equipamento de mergulho, explora e surpreende-te com a beleza destes locais mesmo ao “lado de casa”.
Não te esqueças, preserva sempre os locais que visitares e respeita todas as espécies.