Do snorkeling ao mergulho com garrafa

És fã de snorkeling e queres começar a mergulhar? Primeiro tens que ter alguns pontos em consideração...Nós explicamos-te porquê!

do snk ao scd

Se a observação do fundo do mar com máscara, tubo e barbatanas está ao alcance de todos, a prática de Mergulho com Garrafa exige uma iniciação e uma formação com supervisores. Apesar do universo da prática poder ser idêntico, a prática de Snorkeling e Mergulho com Garrafa têm alguma ligação?

os pontos chave

Quando praticas Snorkeling, tens que aprender a dominar uma série de coisas: respiração pela boca, uma vez que usas uma máscara que não permite respirar pelo nariz, equilíbrio na água, o uso do tubo, referências para maior facilidade aquática, uso de têxtil com neoprene (mesmo que pouco espesso), motricidade motora na água com ou sem barbatanas, entre outras. 

O que pode ser assustador no início é aos poucos se tornar parte do ambiente de prática (rochas, algas, plantas...). estes pontos dependem da relação com a água e o ambiente marinho. O que pode ser assustador no início é gradualmente fazermos parte do ambiente (rochas, algas, plantas..).

Todas estas habilidades que adquirimos aos poucos são experiências guardadas que servirão de base para posteriormente praticar Mergulho com Garrafa!

conseil du snorkeling vers la plongée sous marine subea

De SNorkeler a mergulhador

Essencialmente, aqui estão algumas novidades que vais ter que "dominar": o ponto essencial, que é seguramente o mais difícil de dominar, é a gestão do equilíbrio aquático (estático e dinâmico) com um centro de gravidade alterado, porque transportamos uma garrafa nas nossas costas! Esta gestão será feita quase exclusivamente pelo controlo do nível de respiração chamado, no calão dos mergulhadores, “o controlo do lastro pulmonar”.

Outro elemento novo para te tornares um mergulhador é o domínio técnico dos equipamentos e parâmetros de mergulho. Apesar de ser o que muitas vezes mais impressiona no início, não é assim tão difícil! Demasiados mergulhadores pensam que o hipertecnicismo e o domínio do equipamento são suficientes para ser um bom mergulhador... Tem cuidado para não descurares a boa respiração e a gestão do equilíbrio, é aqui que está a parte principal desta atividade!

os "travões" para começar o mergulho

Muitos caminhantes nunca vão mergulhar! 
A vontade, o tempo, a prática muito cara e muito técnica, o equipamento muito pesado... Em suma, muitos constrangimentos, para alguns, que são proibitivos ao início do mergulho (equipamento, aconselhamento médico, supervisão, etc... ). Caminhar é muito mais fácil e é muito divertido! Sozinho ou com a família, é onde e quando se quiser! Não é uma prática cara, podes partilhar o momento, conviver com a família independentemente da idade, comunicar, estar junto, ver grandes coisas, conhecer pessoas, ser independente quase que imediatamente. Não há limite de idade, altura, peso ou mesmo contraindicação médica. 

Caminhar é toda a alegria do ambiente marinho, sem os constrangimentos do mergulho! O Mergulho, enquanto caminhada subaquática, potencialmente diz respeito a todos os outros…

Descobre aqui outros conselhos..