CONSELHOS PRÁTICOS PARA UMA SAÍDA SNORKELING COM TODA A TRANQUILIDADE! 

Se deseja iniciar-se no passeio aquático, privilegie um sítio que gosta. A zona deve apresentar um "potencial de segurança" importante no que respeita aos ventos dominantes (exposição), correntes, frequência de outros utilizadores potencialmente perigosos (utilizadores de veículos náuticos motorizados, praticantes de windsurf, praticantes de caça submarina, entre outros). Para se sentir em perfeita segurança, opte por um local vigiado e de fácil acesso: caminho pedonal, estacionamento e equipamentos próximos, etc. A entrada na água a partir de uma praia é uma questão pertinente: é fácil e limita também o impacto de caminhar sobre o meio natural. Pense nisso!

A segurança no snorkeling, passeio aquático

A ESCOLHA DO LOCAL PARA A PRÁTICA DE SNORKELING 

A topografia subaquática deve também ser acessível. Idealmente, deve oscilar entre 2 e 5 metros de profundidade, para facilitar as suas observações e poder apreciar as cores, evitando que as suas barbatanas toquem no fundo. O local escolhido apresenta um relevo variado? Foque-se numa zona que tenha maioritariamente areia, ou com algumas rochas. Tenha atenção para evitar fundos com plantas: estas longas folhas verdes que ondulam nas ondas, podem por vezes assustar os principiantes! Certifique-se também que a água está suficientemente clara para permitir a observação. À medida que for praticando, para enriquecer as suas observações e o prazer da descoberta, escolha zonas com uma grande biodiversidade, com diferentes ecossistemas. Mantenha sempre em vista o ponto de saída de água e faça os seus primeiros passeios numa zona com um relevo costeiro pouco acentuado. Por outro lado, pode confiar nos sites de trilhos submarinos: autónomos ou supervisionados, respondem muito bem a todas as condições mencionadas previamente.

Como escolher o seu equipamento de snorkeling?

A IMPORTÂNCIA DE TER UM EQUIPAMENTO ADAPTADO

Antes de começar o seu passeio aquático, verifique se está corretamente equipado. Barbatanas, máscara, tubo, fato de snorkeling... O prazer da sua saída depende evidentemente da qualidade do seu equipamento de snorkeling, daí a importância de escolher o material adequado! Descubra o nosso conselho para escolher corretamente o seu equipamento de passeio aquático. 

RECOMENDAMOS-LHE IGUALMENTE OUTROS CONSELHOS DE SNORKELING