Sabes aqueles momentos em que se está tão concentrado numa tarefa que nada mais importa? É isso o flow.
Convidamos-te a entrar na zona!
Por vezes ficas tão concentrado(a) no que estás a fazer que perdes a noção do tempo? Este estado mental específico chama-se flow, e é quando o atinges que estás mais confiante, com um melhor desempenho e... feliz.
O cenário ideal para viveres a melhor experiência: o desporto! Vamos ajudar-te a compreender este fenómeno e a entrares no estado de flow, pondo-te em movimento.
O conceito de fluxo, flow ou zona deve-se a Mihaly Csikszentmihalyi.
O psicólogo húngaro desenvolveu-o na década de 1970, depois de observar artistas que estavam tão completamente imersos no seu trabalho que se esqueceram de comer, beber e dormir.
No seu entender, o flow é uma força motivadora. Ele define-o como uma imersão total, um estado de concentração extrema durante o qual as emoções são colocadas ao serviço do desempenho e da aprendizagem e em perfeita harmonia com a ação em curso.
O flow proporciona uma sensação de satisfação e uma alegria intensa que pode ir até ao êxtase.
Para atingir um estado de hiperconcentração, o cérebro liberta determinadas hormonas: dopamina, serotonina, endorfina, anandamida e norepinefrina.
Estas substâncias têm o efeito imediato de impulsionar:
- a capacidade de reter e assimilar mais informação;
- a rapidez de análise;
- a motivação;
- a criatividade.
Também permitem à mente tomar o poder sobre o corpo e explorar plenamente o potencial do corpo, que normalmente é utilizado apenas a 65%.
Resultado: quando sentes o flow, sais da tua zona de conforto, dás o melhor de ti e levantas montanhas. Resumindo, tornas-te na tua melhor versão!
Há vários indícios que te podem levar na direção certa. Ao prestares atenção à forma como te sentes e com um pouco de prática, serás capaz de os detetar e criar as condições propícias ao flow.
De acordo com Mihaly Csikszentmihalyi, entraste na zona se:
✓ Sentes que existe um equilíbrio entre as tuas competências pessoais e o desafio em causa.
✓ A tua atenção está focada no momento presente e no que estás a fazer.
✓ Estás ciente das tuas capacidades físicas e mentais, tens um objetivo claro em mente e sabes quais os benefícios que obterás com a tua tarefa.
✓ Sentes-te no controlo das tuas ações e do teu ambiente.
✓ Não sentes stress, tédio ou fadiga. Pelo contrário, sentes prazer no que estás a fazer.
Atenção:
O flow pode ser viciante.
Quando desceres deste estado que não dura, só vais querer uma coisa: revivê-lo!
A ideia é escolheres um objetivo que consideres exequível e ao teu alcance.
Por exemplo, se estiveres habituado a correr regularmente mas em distâncias curtas, podes aumentar um pouco a fasquia aderindo a um programa de corrida para aumentares o teu ritmo. Entra neste desafio com um amigo que esteja no mesmo nível que tu, a tua motivação será estimulada e aumentarás as hipóteses de te aproximares deste estado de graça no dia D.
É uma excelente forma de entrar na zona. A meditação de plena consciência pode praticar-se em qualquer lugar, incluindo durante a atividade desportiva.
Consiste em prestares atenção ao que se passa contigo (respiração, ritmo cardíaco, movimentos, etc.) e reconectares-te.
Praticar regularmente corrida ou caminhada meditativa vai ajudar-te a fixares-te no momento presente, a desenvolveres a concentração e a deixares-te ir, o que te levará ao estado de flow.
Certamente já fizeste a experiência: ouvir uma melodia calma e inspiradora ao realizar uma tarefa complexa facilita a entrada na bolha e a concentração. Também se aplica na corrida com uma lista animada.
Experimenta e verás que, transportado(a) pelo som e em sintonia com o que também é chamado de flow na linguagem musical (ou seja, o fraseado, o ritmo criado pelas palavras), darás 1000% e, de sessão em sessão, aproximar-te-ás da famosa zona.
Estás agora equipado(a) com algumas dicas para experimentares o estado de flow e prosperares no teu desporto!