Desmotivado e cansado, ao ponto de arrastar os pés nos treinos de corrida?
Os motivos para não calçar as sapatilhas são inúmeros e todos parecem incontornáveis...mas, não podemos deixar que a desmotivação nos ganhe!
Neste artigo partilhamos 5 dicas para restabelecer a motivação e voltar a ter-se prazer na corrida!
A corrida pode tornar-se monótona se repetirmos sistematicamente o mesmo treino e o mesmo percurso.
Porque não desafiar a motivação transformando os passeios em corridas? Desfruta da liberdade geográfica que a corrida proporciona!
Tanto na cidade como no campo, podemos praticar a corrida em estradas e caminhos, num bosque ou à volta de um lago, ao longo das margens de um rio ou até mesmo fazer turismo enquanto corremos. Parte à descoberta de um novo bairro ou de um espaço verde desconhecido... sem esquecer de prestar atenção ao trânsito!
Podemos também pensar na corrida como um meio de locomoção. Já imaginaste?
Para ir às compras, visitar amigos ou nas deslocações para o trabalho a correr! Assim juntamos o útil ao agradável enquanto descobrimos bons motivos para correr mais alguns quilómetros.
A corrida em grupo é uma excelente fonte de motivação para evoluir na prática da corrida!
De certeza que tens alguns amigos ou colegas dispostos a acompanhar-te numa corrida. Pensa nisso!
Combina sessões de treino com pessoas de nível equivalente para ser eficaz e evitar frustrações.
A sinergia de grupo faz bem ao espírito e dá energia nos dias de desmotivação e cansaço.
A corrida em grupo também é uma forma de se dedicar tempo às amizades e conversar, antes ou depois dos treinos, trocar dicas, falar sobre trabalho ou desabafar.
Caso o cansaço e a desmotivação se façam sentir, porque não mudar temporariamente de hábitos em vez de se desistir definitivamente?
Pode começar-se por reduzir o número de treinos semanais ou por limitar a duração das corridas. O importante é continuar a correr.
Confia nos instintos e tenta esquecer temporariamente o cronómetro ou plano de treino.
Para superar a desmotivação temporária, tenta perceber quais são os motivos. Após cada treino, toma nota do estado de espírito e regista as informações do teu próximo treino no caderno de exercícios. Vamos a isso!
Fixar um objetivo ambicioso pode ser uma excelente fonte de motivação.
Como todos sabemos... o fim justifica os meios! O objetivo incentiva-nos a treinar e motiva-nos a apostar na evolução na corrida. Hesitante em inscrever na primeira maratona?
Aventura-te na preparação para atingir o objetivo, mesmo que o esforço pareça insuperável!
Se existir a paixão pela aventura, pode sempre arriscar-se por uma corrida de trail em plena natureza. Se aprenderes a estabelecer metas ambiciosas, a motivação também terá efeitos a longo prazo.
Mau tempo, pernas pesadas, problemas familiares ou complicações profissionais... São tantas as adversidades que parecem querer afastar-nos dos treinos de corrida.
Não hesites em comemorar sempre que a corrida for memorável!
Passear com amigos, tomar café numa esplanada, ir ao cinema ou relaxar numa sauna... qualquer pequeno e grande prazer será bem-vindo para a motivação!
A corrida deverá ser sempre um prazer e não uma obrigação!