Fazer uma sessão desportiva todos os dias? "Impossível!", respondem vocês (em coro). Estamos no bom caminho! Seguem-se alguns conselhos... e sem teres de sair de casa!
Pertences ao grupo de pessoas que acham que as 24 horas de um dia não chegam? Que acham que encaixar uma sessão de desporto no horário delas é um quebra-cabeças? Bem-vindo(a)! Há muitos pequenos momentos do dia em que se pode fazer desporto sem dar por ela! E ficamos tão orgulhosos quando otimizamos o nosso dia! Acompanha-me ;)
Em primeiro lugar, o desporto em casa passa por aproveitar algumas tarefas domésticas para se tonificar e exigir dos músculos alguns esforços.
"Quando fazemos as compras, transportar os sacos ou as embalagens de água e subir as escadas é já um esforço considerável, explica Joëlle Jolly, educadora de Desporto para a Saúde. A única obrigação é adotar uma postura correta: barriga para dentro, glúteos ativados e tronco direito!" Temos de aspirar? Mesma luta. Mantemo-nos bem direitos/as e damos tudo.
Boas músicas vão ajudar-te a encontrar a motivação necessária para fazer isso em ritmo.
Se as tarefas domésticas te deram vontade de otimizar ainda um pouco mais os momentos de vida para eles se tornarem desportivos, proponho-te alguns truques!
Escovar os dentes
Durante a escovagem dos dentes, estamos muitas vezes inativos: olhamos para o espelho, pensamos em muita coisa... Então, isso pode ser uma oportunidade para se pôr em cima de um pé e reforçar os músculos do tornozelo para melhorar o equilíbrio! Toca a começar: 1'30 do lado direito, 1'30 do lado esquerdo e nesses 3 minutos, para além de teres os dentes limpos, estimulaste os teus tornozelos!
Enquanto a refeição aquece
Em vez de olhares tranquilamente para o teu prato enquanto o aqueces no micro-ondas, ou de espreitares as bolinhas de ebulição do tacho de massa...tens uma parede? Sim, claro que tens uma parede ^^ Encosta-te à parede em posição de cadeira, com os joelhos a 90°, as coxas paralelas ao chão e upa! Para além da refeição, aquecemos as coxas ;) 3 repetições de 30 segundos são suficientes para fazer a manutenção da força nas coxas. Mas fica descansado(a), se não tiveres nem paredes nem portas livres, podes sempre fazer agachamentos ;)
Quando estás a descansar no teu sofá
Chegou a altura de recuperar, enterrado(a) no sofá à frente da tua série preferida, como deve ser... E por que não alongar? Põe o tornozelo direito em cima do joelho esquerdo e pronto! Alongas os glúteos. Podes, até mesmo, aproveitar para automassajar os pés e, se outra pessoa (como, por exemplo, a pessoa inocentemente sentada ao teu lado), estiver motivada para fazer a massagem por ti, ganhaste o jackpot!
Com alguma imaginação e vontade, é verdade, é possível usar momentos do dia a dia para estimular o teu corpo. E para ir ainda mais longe (sim, porque é sempre possível ir mais longe), fica a saber que o teu espaço de vida é uma boa fonte de inspiração para te mexeres. Vou dar-te alguns truques para fazer desporto sem material no conselho seguinte.
O desporto em casa pode também ser um pequeno conjunto de exercícios que demorarão, no máximo, 10 minutos todas as manhãs, mesmo antes do pequeno-almoço.
"Não precisamos obrigatoriamente de aparelhos sofisticados, continua a educadora. Uma pequena garrafa de 50 cl em cada mão, braços esticados, e fazemos pequenos círculos para tonificar os bíceps".
A ideia é, tal como o café ou o duche, fazer destes 10 pequenos minutos, em que trabalhas mais o reforço muscular do que o cardio (por causa do tempo), um hábito para começar bem o dia. E despertar cada um dos teus grupos musculares.
Anaïs Sauvage, treinadora desportiva e profissional de bem-estar, explicou-me os exercícios que recomenda aos praticantes para trabalhar os músculos todos os dias em casa. "A prancha, um minuto de frente, e um minuto de lado, é um exercício que solicita o corpo todo. Apercebemo-nos bem disso quando a fazemos…"
Depois, Anaïs recomenda agachamentos com saltos ou "pedalar" (deitamo-nos em cima dos cotovelos e as pernas fazem rotações).
"Quando estica ligeiramente, significa que está a trabalhar, afirma a treinadora, com um sorriso. Os praticantes podem evidentemente escolher os exercícios em função das zonas que pretendem tonificar".
Acabar a sessão com uma série de alongamentos permite, por fim, preparar o corpo para o dia que tem pela frente.
OK, queres que te guiemos e acompanhemos, semana após semana, num programa de atividades físicas regulares? Temos a solução: a nossa app Decathlon Coach! Programas de atividades desportivas gratuitos para fazer no exterior ou no conforto do lar, rubrica "programas de coaching".
A ideia é encaixar este momento, que será teu e apenas teu, no teu dia a dia.
Estes exercícios físicos diários (ou quase, vamos ser sinceros: não aspiro todos os dias) exigirão apenas uns minutos, mas repetidos todos os dias, solicitarão muito regularmente os teus músculos.
"Tal como tomar café, este momento deve tornar-se um hábito, destaca Joëlle Jolly. Podes também escolher usar as escadas em vez do elevador. Temos de nos motivar uma vez, duas vezes, três vezes… Depois, torna-se normal".
Vamos lá adiantar um pouco um despertador amanhã e começar a nossa rotina desportiva! Mantém a motivação e insiste: reparámos que são precisos, pelo menos, 21 dias para tornar algo um hábito.
Nem sempre é fácil encontrar a altura ideal para praticar desporto: de manhã, é difícil sair mais cedo da cama antes de ir trabalhar, enquanto à noite falta frequentemente motivação depois de um longo dia de trabalho (reagimos mais facilmente a ir tomar um copo nesses casos).
Mas cada um destes dois momentos do dia tem vantagens. Juntos, vamos analisar quais são essas vantagens.
A vontade está presente. As sapatilhas estão prontas. Os patins também. E a bicicleta. E a raquete.
Mas ... há um mas.
O problema é que entre o trabalho, os estudos, as crianças, os amigos, a temporada 5 da série do momento e os atrasos dos autocarros, já não sabes muito bem como e quando vais encaixar a tua sessão de desporto.
Encontra aqui as nossas ideias para solucionares o problema.
Tens agora alguns truques para te mexeres durante o dia. O importante é manteres-te ativo(a) para te sentires bem física e mentalmente. Porque esse é o interesse principal da atividade física. Sentimo-nos vivos/as! Mas tenho a certeza que tu também fazes pequenas coisas durante o dia para estimular o teu corpo. Conta-nos os teus truques para fazer algum desporto todos os dias?