flexão com training band

A training band: os nossos conselhos e exercícios

Desejas praticar cross training com um mínimo de material? Apresentamos-te a training band da Domyos, o acessório fácil de transportar.

Queres iniciar-te no cross training? Ou já lhe tomaste o gosto e pretendes agora passar para outro patamar? Para ultrapassares os teus próprios limites sem teres de transportar a tua box de cross training para todo o lado, apresentamos-te o elástico training band. Como escolher, como praticar? Segue os nossos conselhos!

Apresentamos-te os nossos exercícios preferidos para evolução, fortalecimento e ganho de flexibilidade, assim como os seus benefícios e os músculos visados.

aquecimento com banda

A training band? explicamos-te tudo

As training bands são elásticos que te permitem substituir os kettlebells ou os halteres. Em vez de utilizares o peso do artigo, utilizas a resistência do elástico para trabalhar os músculos. Podes portanto realizar os teus movimentos preferidos de cross training, só que agora, no final da sessão, podes guardar o teu material no teu saco de desporto!

Que parte do corpo queres trabalhar?

Já percebeste: as training bands permitem-te substituir os halteres e fazer os mesmos exercícios. Podes portanto trabalhar os vários músculos da mesma forma que com halteres ou kettlebells. Curl de bíceps, elevações frontais ou laterais, jumping jacks, pull overs, agachamentos e mesmo trações, tudo é possível com uma training band! Podes evoluir e quebrar barreiras em todos os grupos musculares de forma mais progressiva do que com uns halteres.

E os teus objetivos?

Então, praticar cross training sem halteres ou kettlebells, atrai-te? Explicamos-te aqui como escolheres a training band em função dos teus objetivos.
Se pretenderes progredir nos dips ou nas trações, uma training band com resistência elevada retira-te alguns quilos e permite-te realizar o movimento corretamente desde o início.
Se o objetivo for fortalecer os músculos, podes começar com uma training band com menor resistência, aumentando a resistência consoante os teus progressos.

remada com elástico

Como utilizar uma training band

De acordo com os teus objetivos, as training bands podem permitir-te progredir, ganhar força ou flexibilidade.



Nos exercícios realizados com o próprio peso corporal, tais como dips ou trações, o elástico retira uma parte do peso. Para iniciares estes movimentos ou para aumentares o número de repetições, a training band oferece-te uma ajudinha para evoluíres.



A training band permite-te substituir os halteres para fortalecer os músculos e melhorar no cross training. Graças à sua resistência variável e progressiva, conseguirás desenvolver a força, a velocidade e a potência, diminuindo ao mesmo tempo as dores musculares.

E se te sentires especialmente energético ou pretenderes quebrar barreiras, poderás combinar os elásticos com halteres ou kettlebells, conseguindo assim mais intensidade.



E para terminar, não esqueçamos os alongamentos! Usando uma training band durante os exercícios de alongamento, conseguirás desenvolver a tua flexibilidade e ganhar amplitude, tudo com muita tranquilidade.



Além do seu formato simples e prático, poderás realizar os mesmos exercícios que realizarias com pesos. As posturas, os movimentos e os bons reflexos são idênticos, mas as dores nas articulações diminuem!

A training band em alguns exercícios

Os dois pés sobre o elástico

No primeiro grupo de exercícios, coloca a training band no chão e coloca os dois pés sobre a mesma. E a outra extremidade do elástico? Segura-a com as duas mãos.

Nesta posição, poderás realizar:

Curls de bíceps para trabalhares os dois braços em simultâneo.

Agachamentos: coloca as mãos à altura das clavículas, com as palmas viradas para cima e já está! É só fazer força com as pernas!

Elevação ao queixo: eleva a training band até à altura do peito ou do queixo para trabalhares os ombros. Podes mesmo combinar o elástico com um kettlebell para mais intensidade.

Um pé sobre a training band

Coloca um pé ligeiramente à frente, pousado sobre o elástico que tens na mão. Nesta posição, poderás realizar elevações frontais ou laterais para trabalhar os ombros.

Com uma barra

Coloca a training band em redor de uma barra vertical bem fixa. Segurando o elástico com as duas mãos, poderás realizar trações de remo (de frente para a barra) ou pull-overs (de costas para a barra) para trabalhar os músculos das costas e do peito.

Para cardio

Enrola a training band à volta de um haltere ou de um kettlebell colocado à tua frente. Segurando o elástico com as duas mãos, realiza jumping-jacks. A resistência da training band aumenta a intensidade de trabalho das coxas e dos ombros.

Para mais um empurrão

Enrola a training band à volta da barra de elevações e pousa os joelhos na outra extremidade do elástico. A resistência da training band ajudar-te-á a realizar as elevações. Podes seguir a mesma dica para realizares os dips!

A training band da Corength: os nossos conselhos e exercícios

Descobre os nossos conselhos

elevações com coletes de pesos

Conseguir fazer elevações | Musculação

Não és capaz de fazer uma elevação? Tens dificuldade em progredir nas elevações? Descobre todas as nossas sugestões para conseguires fazer elevações e teres força para fazê-las.

homem a beber creatina

Nutrição | As 10 perguntas e respostas sobre a creatina

Encontra 10 respostas às tuas perguntas sobre a creatina.

homem a montar um haltere de rosca do kit de musculação de 20kg

GINÁSIO EM CASA: Guia para montares o teu "Home Gym"

Estás a pensar em como podes montar um ginásio em casa? Quais os melhores equipamentos para os treinos de musculação? Explicamos tudo!