GINÁSIO EM CASA: o seu novo equipamento de treino em casa!

Ginásio em casa: guia para montares o teu "home gym"

Estás a pensar em como podes montar um ginásio em casa? Quais os melhores equipamentos para os teus treinos de musculação? Fica connosco que vamos explicar!

Treinar em casa é agora muito apreciado. Quer sejas experiente ou um novato, montar um ginásio em casa parece ser uma ideia excelente. No entanto, existem sempre algumas incertezas na hora de fazer as escolhas... "Quanto devo gastar?" "Que espaço vou precisar?" "Qual é o melhor equipamento de musculação?" Explicamos tudo para que possas iniciar os teus treinos caseiros.

GINÁSIO EM CASA: o seu novo equipamento de treino em casa!

#1. O ginásio em casa: o que é?

Quem nunca sonhou em ter um espaço dedicado para os treinos de musculação e exercícios cardiovasculares? É isso que é um ginásio em casa. Resumidamente, é um espaço onde podes treinar no conforto da tua casa.

Mas o teu ginásio em casa não tem de ocupar uma divisão inteira. Dependendo do espaço disponível, pode ficar num canto da sala ou até no escritório em casa. Assim, um ginásio em casa pode ser um espaço integrado ou um espaço dedicado para treinos de musculação e cardio.

Há vários fatores a considerar ao criares um ginásio em casa: por exemplo, onde queres treinar, quanto espaço tens disponível naquela divisão, quanto podes gastar no projeto e o tipo de equipamento que gostarias de utilizar. Para ir mais longe, poderás até pensar em fazer um pouco de bricolage ou de decoração no espaço escolhido.  :)

#2. Onde deve ser montado?

Embora seja mais fácil montar o ginásio dos teus sonhos se tiveres uma sala grande que possa ser usada exclusivamente para treinos, é possível montar uma área de treino mesmo com pouco espaço. Eis algumas das opções:

O ginásio na garagem: o espaço de treino de sonho

Aqui, podes dar asas à imaginação. Podes escolher máquinas de musculação grandes e usufruir das sessões de levantamento de pesos.

A divisão dedicada: transforma o quarto de hóspedes ou o escritório num ginásio em casa

Pode ser um pouco menos espaçoso do que um ginásio na garagem, mas esta opção também vai dar um espaço onde podes concentrar-te a 100% nos teus treinos. O tamanho das máquinas de musculação dependerá da altura do teto e das dimensões da divisão.

O canto dedicado: numa sala, quarto ou até no escritório em casa

Com esta solução, as opções são mais limitadas... mas não é impossível! O principal é criar um pequeno espaço de arrumação, para que os acessórios não fiquem espalhados quando acabares o treino. Deves também certificar-te de que tens espaço suficiente para treinar em segurança. Porque, sejamos realistas, quem nunca bateu no canto de um móvel durante um treino em casa? Não é divertido, pois não? Por isso, certifica-te de que tens pelo menos um metro à frente, atrás e de cada lado para que possas movimentar-te livremente.

#3. Que equipamento deves adquirir?

Relativamente ao equipamento a adquirir, também depende de quanto espaço tens disponível. No entanto, também depende do tipo de exercício e de treinos que queres fazer (se musculação com pesos pesados ou mais exercícios com o peso corporal, utilizando apenas pequenos acessórios).

A divisão dedicada: 

Se tiveres uma divisão dedicada ao treino, como uma garagem, e quiseres criar uma divisão de pesos adequada para treino geral, nada melhor do que estes equipamentos:

GINÁSIO EM CASA: o seu novo equipamento de treino em casa!

Um banco de musculação

Um banco de musculação é a primeira coisa a adquirir se quiseres montar um espaço de musculação em casa, pois vai permitir realizar uma grande variedade de exercícios. Opta por um modelo robusto que se incline tanto para a frente como para trás, para conseguires ter uma ampla variedade de opções de treino.

GINÁSIO EM CASA: o seu novo equipamento de treino em casa!

Um suporte/rack para agachamentos

Um essencial na musculação. O suporte (ou rack) para agachamentos tem uma finalidade óbvia. No entanto, se também tiveres um banco de musculação (conforme recomendado anteriormente), também o podes conciliar com estes suportes para fazeres exercícios como supino.

GINÁSIO EM CASA: o seu novo equipamento de treino em casa!

Uma barra de tração/polia

Com um banco e um rack já estás bem preparado(a) para atingir os teus objetivos, visto que poderás executar com segurança todos os exercícios essenciais de musculação com pesos e cargas já mais elevadas. Contudo, se quiseres um pouco mais, uma barra de tração (ou polia) é um ótimo acessório adicional. Permite complementar os exercícios multifunções, como agachamentos e levantamentos terra, com exercícios de isolamento, como extensões de tríceps e curls de bíceps.

É claro que aqui só falámos do material que serve de suporte aos teus treinos. Mesmo quando tiveres a rack e o banco, terás de equipar-te com outros equipamentos, como barras, discos e halteres, para aumentar gradualmente a carga e manter a progressão.

É importante investir em equipamento de boa qualidade, para tirar o máximo partido de cada treino. Os tapetes também são um bom investimento, pois vão proteger o chão de eventuais danos se deixares cair algum peso.

Gostas mais de cross-training?

Se aprecias treinos de cross-training, dá uma vista de olhos nestes equipamentos para o teu "home gym" que poderão interessar:

barra e discos bumper

Barra de peso e discos bumpers

Embora não sejam essenciais na musculação, são essenciais no cross-training porque, muitas vezes, tem de deixar cair a barra durante o treino.

kettlebells

Kettlebells

O peso essencial para cross-training, em forma de sino, que é utilizado para uma ampla variedade de exercícios. 

salto para caixa pliometrica

Uma caixa pliométrica

Esta caixa em madeira pode ser utilizada para exercícios pliométricos durante os treinos, para melhorar a capacidade de saltar e a aptidão física.

battle rope

Uma corda ondulatória

Esta corda longa desenvolve a aptidão física geral: força, potência e resistência cardiovascular.

GINÁSIO EM CASA: o seu novo equipamento de treino em casa!
GINÁSIO EM CASA: o seu novo equipamento de treino em casa!

Precisas de ajuda para montar ou cuidar do equipamento de musculação?

Desde vídeos de montagem a instruções e peças, encontra todos os conselhos dos nossos técnicos no site

#4. Os benefícios de um ginásio em casa na musculação

Ter um ginásio em casa proporciona muitos benefícios para o treino de musculação! Não é uma lista detalhada, mas aqui estão os quatro principais: 

Poupar tempo

Não há dúvida de que o treino em casa vai permitir poupar um tempo considerável, pois já não tens que deslocar-te até ao ginásio! Além disso, a maioria das pessoas só pode ir ao ginásio após o horário de trabalho, quando o tráfego é particularmente intenso. E, quando chegares ao ginásio, se estiver muito movimentado, podes até ter que ir trocando à vez nas máquinas com alguém, desperdiçando ainda mais o teu precioso tempo de treino.

Liberdade

Além de poupar tempo porque não tens que deslocar do ponto A ao B, podes treinar em qualquer horário que for mais favorável. Para além disso, também não tens de preocupar-te com o fecho do ginásio nos feriados, pois o teu ginásio em casa estará sempre aberto.
Uma outra vantagem é que não necessitas de te preocupar com os treinos no período de Inverno, quando é mais difícil estares motivado e ter a disposição para treinar após um longo dia de trabalho com frio e escuro lá fora.

Concentração

Embora algumas pessoas adorem o ginásio porque é um ótimo espaço para conhecer outras pessoas e conversar sobre o treino,também tem desvantagens. Por vezes, por exemplo, está demasiado ocupado(a) a conversar e fica sem tempo para o seu treino, ou o treino acaba por arrastar-se por horas (o que nos leva de volta ao ponto número 1: poupar tempo)

Concentrar-se no essencial

Ocasionalmente, ao treinar no ginásio, é tentador utilizar todas as máquinas disponíveis. O problema, como diz o provérbio, é que ás vezes menos é mais. Talvez seja melhor concentrares-te no essencial e, certamente, vai-te trazer mais resultados em vez das distrações dos exercícios menos úteis.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que tenhas ficado a saber mais sobre os ginásios em casa. Se quiseres começar mas ainda tiveres algumas dúvidas, fica à vontade para entrares em contacto connosco. Teremos todo o gosto em ajudar-te a encontrar a solução certa com base nas tuas necessidades e objetivos.

Exercícios para costas e bíceps

Desporto em casa: 3 exercícios para os teus bíceps e costas

Não podes ir ao ginásio e levantar pesos? Aqui ficam alguns exercícios para treino em casa para os teus bíceps e músculos das costas!
Elástico de resistência

Desporto em casa: 4 Exercícios com elástico de resistência

Não tens pesos em casa? Os elásticos de resistência podem funcionar de forma semelhante para o teu treino em casa.
homem a treinar com banda

Bandas de resistência essenciais para exercícios em casa!

As bandas de resistência são normalmente utilizadas em ginásios, exercícios em casa ou até em viagem! Nós ajudamos-te a escolher a melhor para ti!