DESCUBRE O VINIYOGA!

O Viniyoga é um yoga acessível a todos e adaptado a cada yogi, independentemente do seu nível.
Tem em consideração as necessidades específicas de cada pessoa e objetivos individuais de modo a propor uma prática de yoga personalizada.

viniyoga header



O Viniyoga é uma prática desenvolvida nos anos 80 pelo professor indiano Sri T. Krishnamacharya. A palavra-chave do Viniyoga é a personalização.
Enquanto yogi, estas no centro da prática. Esta, por sua vez, deve adaptar-se a ti, ao teu estado de espirito, às tuas necessidades, às tuas expectativas, às tuas capacidades, aos teus limites, ao teu modo de vida, à tua energia, ao momento do teu dia… : a prática está centrada em ti.
Esta prática personalizada incide particularmente na coordenação do ritmo das respirações (pranayamas) com o ritmo dos exercícios físicos (ásanas).
Cada postura é iniciada de forma dinâmica antes de assumir a fase estática. É dado mais ênfase aos seus benefícios do que à sua forma, que pode ser adaptada a cada pessoa.

O Viniyoga poderia resumir-se numa frase: «Não é a pessoa que se deve adaptar ao yoga, mas sim o yoga que se deve ajustar à pessoa».

VANTAGENS

Como todas as modalidades do yoga, o Viniyoga proporciona inúmeros benefícios aos yogis. E uma vez que a prática está adaptada às necessidade do aluno, este pode decidir quais os aspetos que deverá trabalhar mais. 

Ao nível físico:

Melhora o ritmo cardíaco e a respiração

Ajuda a desenvolver a flexibilidade

Tonifica os músculos

viniyoga ap
viniyoga am

Ao nível mental:

Reduz o stress e a ansiedade

Contribui para o desenvolvimento pessoal

Melhora o seu sono

Como se desenrola a tua primeira seesão

Tradicionalmente, o Viniyoga pratica-se em aulas a solo, com uma entrevista individual prévia, reforçando assim a adaptação do estilo de yoga. Além disso, também existem aulas em grupo que tomam em consideração as particularidades de cada um e são implementadas individualmente. Nesse sentido, o professor procurará saber no início da aula quais são as tuas expetativas e procurará saber se tens ou não alguma patologia.

Para cada postura, o professor irá propor uma adaptação em função das tuas necessidades e critérios pessoais: a tua idade, o teu estilo de vida e lugar de residência, os teus hábitos, a tua alimentação, o teu sono, o teu estado físico e emocional, etc.

Deixa-te ser guiad@!

O que necessitas para praticar

Um tapete: a espessura deve ser adaptada à tua prática: maior espessura se realizares posturas essencialmente estáticas ou no chão, menor espessura se a tua prática for dinâmica e se realizares muitos exercícios de equilíbrio.

Leggings, corsários ou calções: leggings, corsários ou calções, todos eles são indicados para a prática de Viniyoga. É preferível optares por uma peça de roupa respirável e que não restrinja os teus movimentos, com cintura alta para proteger e tapar o corpo.

Parte de cima: escolhe uma parte de cima confortável, respirável, que não provoque irritações durante os teus movimentos.

O material: os blocos, as correias e as almofadas podem ajudar nas tuas posturas se precisares de as adaptar. Uma manta, eventualmente, para aproveitar ao máximo os teus momentos de relaxamento.  

Namasté!

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS CONSELHOS DE YOGA