Vantagens
Como todas as modalidades do yoga, o Viniyoga proporciona inúmeros benefícios aos yogis. E uma vez que a prática está adaptada às necessidade do aluno, este pode decidir quais os aspetos que deverá trabalhar mais.
O Viniyoga é uma prática desenvolvida nos anos 80 pelo professor indiano Sri T. Krishnamacharya. A palavra-chave do Viniyoga é a personalização.
Enquanto yogi, estas no centro da prática. Esta, por sua vez, deve adaptar-se a ti, ao teu estado de espirito, às tuas necessidades, às tuas expectativas, às tuas capacidades, aos teus limites, ao teu modo de vida, à tua energia, ao momento do teu dia… : a prática está centrada em ti.
Esta prática personalizada incide particularmente na coordenação do ritmo das respirações (pranayamas) com o ritmo dos exercícios físicos (ásanas).
Cada postura é iniciada de forma dinâmica antes de assumir a fase estática. É dado mais ênfase aos seus benefícios do que à sua forma, que pode ser adaptada a cada pessoa.
O Viniyoga poderia resumir-se numa frase: «Não é a pessoa que se deve adaptar ao yoga, mas sim o yoga que se deve ajustar à pessoa».
Como todas as modalidades do yoga, o Viniyoga proporciona inúmeros benefícios aos yogis. E uma vez que a prática está adaptada às necessidade do aluno, este pode decidir quais os aspetos que deverá trabalhar mais.
Melhora o ritmo cardíaco e a respiração
Ajuda a desenvolver a flexibilidade
Tonifica os músculos
Reduz o stress e a ansiedade
Contribui para o desenvolvimento pessoal
Melhora o seu sono
Tradicionalmente, o Viniyoga pratica-se em aulas a solo, com uma entrevista individual prévia, reforçando assim a adaptação do estilo de yoga. Além disso, também existem aulas em grupo que tomam em consideração as particularidades de cada um e são implementadas individualmente. Nesse sentido, o professor procurará saber no início da aula quais são as tuas expetativas e procurará saber se tens ou não alguma patologia.
Para cada postura, o professor irá propor uma adaptação em função das tuas necessidades e critérios pessoais: a tua idade, o teu estilo de vida e lugar de residência, os teus hábitos, a tua alimentação, o teu sono, o teu estado físico e emocional, etc.
Deixa-te ser guiad@!
Um tapete: a espessura deve ser adaptada à tua prática: maior espessura se realizares posturas essencialmente estáticas ou no chão, menor espessura se a tua prática for dinâmica e se realizares muitos exercícios de equilíbrio.
Leggings, corsários ou calções: leggings, corsários ou calções, todos eles são indicados para a prática de Viniyoga. É preferível optares por uma peça de roupa respirável e que não restrinja os teus movimentos, com cintura alta para proteger e tapar o corpo.
Parte de cima: escolhe uma parte de cima confortável, respirável, que não provoque irritações durante os teus movimentos.
O material: os blocos, as correias e as almofadas podem ajudar nas tuas posturas se precisares de as adaptar. Uma manta, eventualmente, para aproveitar ao máximo os teus momentos de relaxamento.
Namasté!