Do mais dinâmico e exigente ao mais suave e relaxante, podes escolher entre os mais variados estilos de yoga únicos. Percorre a página para saberes quais os estilos mais comuns e que vão de acordo com as tuas necessidades e capacidades.
Para te ajudar a descobrir as diferentes práticas, convidamos-te a explorar esta pagina. Existe seguramente um tipo de yoga à tua medida!
Fisicamente exigente, o yoga dinâmico adequam-se em primeiro lugar a pessoas mais jovens e de boa saúde. É perfeito como complemento a um desporto, como a corrida, o mergulho, o surf, a dança, que exigem muita concentração, flexibilidade, resistência... Existem, aliás, cada vez mais desportistas de alto nível que começam a praticá-lo para aumentar os seus desempenhos. Os jovens que entram na vida ativa ou os adolescentes sentem-se igualmente atraídos por estas modalidades, para libertar o stress e recuperar energias.
• O Ashtanga: este tipo de yoga baseia-se em séries de posturas que são efetuadas em sequência a um ritmo acelerado. Utiliza diferentes técnicas de respiração (Ujjayi + Vinyasa). Muito dinâmico, permite purificar o organismo e contribui para eliminar as toxinas do corpo.
• Os Hot Yoga : inspirados no bikram yoga com o nome do seu fundador, propõem sessões de 1h30 numa sala aquecida a 40°. Estas aulas atraem sobretudo pessoas com vontade de se mexer, de desenvolver a flexibilidade e de transpirar, mas também as que pretendem emagrecer.
• O Vinyasa yoga: etimologicamente vyoga inyasa é uma palavra em sânscrito que significa sincronização dos movimentos com a respiração. Mais criativo e mais livre do que o yoga Ashtanga, a sequência de posturas a um ritmo dinâmico faz-se em função da experiência do praticante.
• O Iyengar: é um yoga muito físico e orientado para as posturas, ao qual está associado um trabalho significativo de respiração. Para alcançar posturas perfeitas, os praticantes de yoga utilizam correias, tijolos, paredes…
Os yogas suaves e relaxantes são adequados a todos e a pessoas de todas as idades, para envelhecer em forma e com flexibilidade! Adequam-se aos jovens ativos ou aos reformados em busca de bem-estar, às mães que procuram melhores posturas, ou a quem deixou de praticar desporto e pretende manter uma atividade desportiva suave sem riscos para o corpo.
• O Hatha yoga: é a forma de yoga mais praticada no ocidente. É ideal para relaxar o seu corpo suavemente após um dia de trabalho, descontrair e favorecer o descanso. Baseia-se num trabalho de respiração (pranayama), de posturas de pé ou sentado (asanas) e de torções.
• O Yin yoga : este tipo de yoga tem a particularidade de ser extremamente suave e lento para permitir um desligamento total e para fazer desaparecer as tensões nervosas que estão na origem do sentimento de stress. O princípio é o de se mexer o menos possível e manter as posturas muito tempo, respeitando os limites do corpo. Este tipo de yoga está muito próximo da meditação.
• O Restorative yoga: é uma modalidade em que é atribuída uma importância significativa ao trabalho das posturas. As posturas são mantidas durante um longo período de tempo, com música de fundo e uma iluminação suave. Este tipo de yoga é extremamente benéfico para a recuperação, permitindo desenvolver a flexibilidade do corpo de forma suave. É ideal para quem se encontra numa fase de reeducação ou para grávidas.
Neste momento, já conheces os principais tipos de yoga que existem para escolher o tipo mais adequado para ti. Trata-se, evidentemente, de uma variedade de modalidades diferentes, cujos métodos ainda são numerosos e continuam a desenvolver-se constantemente! Para tomares uma melhor decisão, medita sobre o assunto e escolhe qual o tipo de yoga que mais se adequa às tuas necessidades!