1. Autoconhecimento e contentamento
Mais do que uma prática desportiva, o yoga é um momento de privilegio, onde nos dedicamos a nós próprios.
Organiza uma pausa para relaxar e para criar momentos de tranquilidade no teu dia a dia. Todo o tipo de yoga visa a serenidade do corpo para chegar à serenidade da mente e, assim, conquistar a capacidade de meditação (a meditação é muitas vezes praticada no final da sessão, em diferentes formas).
O objetivo de uma sessão de yoga não é seguir o ritmo do grupo, mas de reconquistar o teu próprio ritmo, conectares-te com a tua respiração e aprender a conhecer e aceitar os próprios limites mentais e físicos.
Ter maior consciência do teu corpo é começar a compreender as tuas emoções e a melhor canalizá-las. Assim, praticar yoga é dar tempo para ti mesmo.
O contentamento, ou santosha, é a capacidade de aceder a um estado mental positivo. Mais concretamente, durante uma sessão de yoga, o contentamento traduz-se pela satisfação de ir mais longe, de se superar numa determinada posição, de evoluir e tomar consciência da felicidade existente no momento presente. Esta superação permite desenvolver o mental e compreender e suportar melhor as angústias do dia a dia.