6 BOAS RAZÕES PARA PRATICAR YOGA

Tens vontade de relaxar, recuperar energia ou de conseguir um corpo mais flexível? O yoga é a solução ideal, pois a sua prática proporciona todos estes benefícios e mais ainda!
Eis 6 boas razões para usufruíres de um tempo entre ti e o teu tapete!

conselho 6 boas razões para praticar yoga teasing

A prática regular de yoga permite que nos sintamos bem do ponto de vista físico e mental! Eis 6 boas razões para iniciar a prática de yoga.

1. Autoconhecimento E CONTENTAMENTO

Mais do que uma prática desportiva, o yoga é um momento de privilegio, onde nos dedicamos a nós próprios.
Organiza uma pausa para relaxar e para criar momentos de tranquilidade no teu dia a dia. Todo o tipo de yoga visa a serenidade do corpo para chegar à serenidade da mente e, assim, conquistar a capacidade de meditação (a meditação é muitas vezes praticada no final da sessão, em diferentes formas).
O objetivo de uma sessão de yoga não é seguir o ritmo do grupo, mas de reconquistar o teu próprio ritmo, conectares-te com a tua respiração e aprender a conhecer e aceitar os próprios limites mentais e físicos.
Ter maior consciência do teu corpo é começar a compreender as tuas emoções e a melhor canalizá-las. Assim, praticar yoga é dar tempo para ti mesmo.

O contentamento, ou santosha, é a capacidade de aceder a um estado mental positivo. Mais concretamente, durante uma sessão de yoga, o contentamento traduz-se pela satisfação de ir mais longe, de se superar numa determinada posição, de evoluir e tomar consciência da felicidade existente no momento presente. Esta superação permite desenvolver o mental e compreender e suportar melhor as angústias do dia a dia.

razões para praticar yoga 1

2. TONIFICAR O CORPO

O yoga não é propriamente uma prática que crie músculo, mas fortalece, esculpe e tonifica todos os músculos do corpo. Certas posições têm um efeito tonificante e, para cada músculo, existe um exercício específico. Por exemplo, a posição da ponte é perfeita para tonificar as coxas e os glúteos, a posição da árvore é recomendada para tonificar os oblíquos e a posição do guerreiro é ideal para fortalecer os gémeos, as coxas e as ancas. 
Se estiver a iniciar a prática, comece por posições de base muito simples. Em contrapartida, se tiver um problema específico (costas, articulações), experimente trabalhar as ásanas (posições) adequadas ao mesmo. Lembre-se de que quanto mais tonificados estiverem os músculos, mais serão resistentes e mais ganhará em flexibilidade.

3. DESENVOLVER A FLEXIBILIDADE

No yoga, a repetição das posições, a prática regular e sobretudo o controlo da respiração permitem adquirir grande flexibilidade. 
É errado pensar que é preciso ser flexível para começar a praticar yoga. O nivel da tua flexibilidade não é de forma alguma obstáculo à prática de yoga. A flexibilidade não é uma capacidade inata e pode adquirir-se com a prática. É o controlo na respiração que relaxa gradualmente o corpo para te permitir ser mais flexível. Elimina o sentimento de desconforto durante os alongamentos e limita as contrações do corpo durante o trabalho.

A flexibilidade adquirida com a prática do yoga permite ganhar mobilidade, aumentar as amplitudes articulares do corpo e estar mais à vontade nos movimentos do dia a dia. A flexibilização dos músculos e dos tendões permite também limitar os riscos de lesões durante os treinos desportivos.

4. MELHORAR A RESPIRAÇÃO

Um dos principais elementos do yoga é o trabalho da respiração, frequentemente associado a posições. Não exploramos de forma suficiente as nossas capacidades respiratórias e o yoga permite-nos concentrarmo-nos sobre a respiração e, sobretudo, tomar consciência da mesma. 
As técnicas de respiração yogi resultam num reforço do sistema cardiovascular. A respiração profunda, o encadeamento das posições e o relaxamento ajudam também a esvaziar a mente. A intensidade da oxigenação pela respiração contribui fortemente para isso.

RESPIRAÇÃO

5. DIMINUIR A SENSAÇÃO DE STRESS

Consequência positiva da respiração profunda, o yoga desenvolve e melhora a concentração. Isto permite respirar melhor e, portanto, fazer desaparecer as tensões nervosas. A concentração da respiração e nas posições de equilíbrio, que necessitam de estabilidade e suporte, permite focar-se no momento presente, no aqui e agora, e ignorar tudo o que está em redor. Este distanciamento do quotidiano ajuda a ter uma nova perspetiva das nossas inquietudes ou bloqueios para abrir caminho a um sentimento de liberdade.

Inúmeros benefícios do yoga

… e tantas outras razões :

• melhora a postura
• reduz a dor
• ajuda a digestão (posições de torções)
• fortalece as articulações
• permite lutar contra a depressão

O yoga flexibiliza, melhora o equilíbrio, dinamiza e é excelente para as articulações. Resumindo, o yoga é excelente para o corpo e mente, por isso, não esperes mais para iniciar esta prática.

Descubra a nossa seleção de conselhos