O cross training agrada-te e queres começar a treinar para desafiar os teus limites? Estás no sítio certo! ... mas, e agora como começar? Em casa, ao teu ritmo e sem pressão ou nas boxes de cross training, com instrutores e uma comunidade apaixonada? Damos-te as nossas perspetivas para que tomes a tua decisão.
Exercícios sem pressão
Treinar em casa torna, inevitavelmente, tudo mais fácil: não existem restrições de horário nem deslocações até à box…
De manhã para ir para o trabalho em forma ou à noite antes de saíres, podes adaptar as tuas sessões de cross training consoante o tempo disponível. Começar em casa permite-te também testares-te longe de olhares. O espírito acolhedor e solidário das boxes de cross training é bom, mas cada coisa a seu tempo. E, evidentemente, cabe-te determinar os teus treinos em função da sua vontade e forma nesse dia.
Em resumo, ao treinar em casa tem mais flexibilidade. O que calha bem, pois a flexibilidade é um dos pontos-chaves do cross training!
Subires de nível… em casa
Parece fácil? Passemos agora às desvantagens. Uma das desvantagens ao treinar em casa... é treinar em casa.
Em primeiro lugar, a presença de um instrutor ao descobrir o cross training pode fazer a diferença, os pesos corretos, os movimentos corretos, a postura correta. O instrutor permite-te ter um bom desempenho, mas também cuidar de ti. Além disso, pode ser complicado ter em casa todo o material que pode puxar, empurrar e levantar numa sessão de cross training. Já para não falar de ter espaço em casa para o guardar! E poderás explicar que o teu desporto é fantástico, mas o vizinho de baixo talvez não aprecie o barulho quando largares a barra no chão.
Por último, o incentivo dos teus parceiros de treino pode fazer a diferença quando estiver a tentar ultrapassar os teus limites!
A box é um excelente meio de começar a praticar cross training. Barras olímpicas, discos bumper, kettlebells, rings, wall ball, battle rope… Tens à tua disposição todo o material e todo o conforto para cuidar de ti e começar a ultrapassar os teus limites.
É também uma fonte de motivação suplementar. Por vezes, o mais difícil no treino diário é deixar o sofá.
Na box de cross training vais encontrar uma comunidade certamente pronta para apoiar e encorajar, se o objetivo é ultrapassar os teus limites, é um extra significativo! Por último beneficias de um acompanhamento profissional para iniciar-te nas técnicas e nos movimentos, acompanhar-te na programação e intensidade consoante o teu nível.
Então, só há vantagens em treinar numa box? Quase. O principal inconveniente é o custo. Podes ainda ter o azar de não ter uma box perto de ti. O que fazer neste caso? Podes considerar outra hipótese.
Se não encontras uma box perto de ti, um ginásio pode ser um intermediário interessante e um pouco menos caro; alguns ginásios têm aulas de cross training.
Em alternativa, num treino de musculação, podes facilmente aumentar a intensidade com períodos de descanso reduzidos e simular o estimulo de uma WOD.