Running: how does a race start work?

Corrida: como funciona a partida de uma corrida?

Problemas de organização ou especialização, as partidas de corrida às vezes podem ser um verdadeiro desastre (mas não com muita frequência, fique tranquilo). Infelizmente, foi o que aconteceu com a largada dos 10k de Valência (Espanha), disputada no domingo, 15 de janeiro de 2023.

Mas não tenhas medo! Graças às dicas e conselhos de nossos especialistas, não terás problemas para evitar as cenas caóticas do início dos 10 km de Valência no início de 2023. Onde é o lugar certo para começares de acordo com o teu nível? O que deves esperar no início de uma corrida? Isso é tudo que precisas saber.

Valencia 10k 2023: um começo caótico para os corredores

A data é domingo, 15 de janeiro de 2023. Na largada dos 10k de Valência, na Espanha, os cerca de 12.000 corredores se preparam para enfrentar uma corrida conhecida pela intensidade e ritmo acelerado. Mas, de acordo com os corredores de elite dos 10k colocados estrategicamente na frente para corresponder aos seus níveis de desempenho, o portão para os corredores amadores foi aberto muito cedo, libertando uma série de corredores mais lentos para a linha de partida. Resultado: um cenário de caos absoluto fazendo com que vários corredores caíssem.

Para evitar esse efeito dominó - e os consequentes riscos de lesões - e garantir uma preparação ideal para a tua corrida, respeitando o nível de todos, aqui estão algumas dicas úteis de corredores experientes!

Na linha de partida para uma corrida: socorro! Qual a minha posição?

Para avaliares onde te posicionar entre os corredores, precisas conhecer o teu ritmo. Para calcular a tua velocidade de corrida, segue desta forma! Porque tudo é uma questão de ritmo para determinar a tua posição no meio da multidão e evitares os percalços do Valência.

Na parte de trás: este é o lugar para aqueles cujas velocidades são as mais baixas. Fica tranquilo, muitos corredores já partiram aqui e não há do que te envergonhares ao partires aqui. Podes competir sem stress e sem a pressão de uma multidão te ultrapassando durante a corrida.

Nas laterais: sentes que o teu ritmo é bom, mas talvez duvides da tua capacidade de mantê-lo até o fim. Ao começares a corrida pelas laterais, podes deixar qualquer um que precise ultrapassar-te e, ao mesmo tempo, ultrapassares alguns concorrentes.

No meio: o teu ritmo é bom, mas talvez ainda não o suficiente para entrares no grupo de 'elite'? É bem provável que te encontres no meio de todos os corredores. Algumas competições têm pontos de partida intermediários para diferenciar os diferentes níveis de competidores, mas não todos. Aproveita para te informares antes e identificares o teu nível para determinar a posição mais adequada para iniciares a tua corrida.

No grupo 'elite': estás pronto para alcançares as estrelas! Agora estás entre os atletas com os melhores tempos desta competição e a tua proximidade à linha de partida é prova disso. Os únicos corredores nesta seção são aqueles com tempos realmente rápidos. Esse já pode ser o teu caso, ou talvez desejes te juntares a eles um dia!

Algumas dicas para começar com o pé direito

As tuas marcas, definidas? Vá! E estás fora! Mas cuidado, ainda pode haver algumas surpresas reservadas. Para evitares armadilhas, aqui estão duas coisas que deves ter em mente quando a corrida começar:

Encontre o teu próprio ritmo: no início da corrida, podes ficar tentado a tentar acompanhar, adotando um ritmo muito mais rápido que o normal. Isso é uma armadilha! Atenta-te ao teu próprio ritmo para evitares ficar sem energia. Se houver alguém que dita o ritmo (é raro, mas nunca se sabe), encontra o teu e segue-o!

Nunca te deixes levar pelo desenvolvimento na partida: nem todas as partidas de corrida são um desastre. No entanto, o início de cada corrida é como um enorme emaranhado de humanidade onde sair vivo parece uma tarefa impossível. Mas não desanimes: tudo ficará bem. Apenas não entres em pânico e continua a correr no teu próprio ritmo. Fica na tua própria bolha, respira fundo algumas vezes e prometemos que o pandemónio da partida vai se acalmar depois de alguns metros.

Antes do início: como me devo preparar?

Para te dares a ti mesmo a melhor chance e garantir um desempenho ideal, encontrarás estes aspectos particularmente úteis:

↪ Nutrição, hidratação e necessidades primárias

Primeiro ponto-chave: não te esqueças de reabastecer! Enquanto alguns organizadores de corrida montam tendas, muitos não. Certifica-te de te informares com antecedência para aprenderes os procedimentos da corrida e preparares um pequeno pacote de reabastecimento, se necessário.

De todas as dicas de hidratação, Eu vi, este realmente várias vezes. “Não te esqueça de te hidratares antes da partida, na área da partida, mas não muito”, é a dica de um internauta. Claro, se, como ele, precisas gastar um pouco depois de 300 metros, é improvável que o teu PR esteja sob ameaça… “Para evitar teres uma garrafa nas costas ou na cintura, escolhe um camel back”, aconselha Élise, 43 anos, treinadora de uma equipa de atletas perto de Paris. “Assim ficas com as mãos livres, o que é muito mais prático”.

Passemos às tuas “necessidades primárias”. Uma maneira elegante de se referir às necessidades fisiológicas. Muito menos educado desta vez, mas sempre achamos que é melhor ser direto sobre as coisas. Esta é uma dica de Jérôme, um entusiasta da corrida há trinta anos, com dez maratonas no currículo: “As minhas entranhas podem estar um pouco agitadas, por isso antes de enfrentar uma maratona ou qualquer outra corrida com duração superior a duas horas, eu certifico-me de fazer a minha última refeição pelo menos três horas antes do início, para garantir que 'esvaziei os tanques' antes de partir”. Claro, isso não me impede de fazer um lanchinho antes da partida ou durante a corrida. Não ser apanhado de surpresa durante uma corrida é ótimo, mas desmaiar por hipoglicemia, não é assim tão divertido.

↪ Condições meteorológicas

Como está o tempo? Ao reservar o teu lugar para esta competição (para a qual tanto te preparaste durante vários meses), o sol brilhava e aquecia a tua pele, repondo a tua vitamina D. No entanto, dois meses depois, é uma pena: finalmente estás na linha de partida, a pingar e a tremer como um poodle quando saí do banho no inverno. Para chegar à largada em plena forma, com o equipamento certo, verifica a previsão do tempo com antecedência para o dia da corrida.

No frio, escolhe várias camadas de roupas fáceis de tirar e amarra na cintura para aquecer o corpo durante a corrida. “Cuidado para não cobrires demais, nem de menos”, enfatiza Élise. “Por isso é importante confirmar a previsão antes da partida para escolheres o equipamento mais adequado”. O ideal é sentires um pouco de frio na partida no meio da temporada ou no inverno, para te aqueceres nos primeiros quilómetros e evitares a sensação de estar na sauna!

↪ Organização prática e horário de início

Estejas pronto para começar na hora de início real! Dependendo da tua posição na linha de partida e da zona que te foi atribuída, é muito provável que precises estar lá num horário específico. Certifica-te de respeitá-lo, ou podes ter acesso negado à tua tão esperada corrida.

Se não foste informado sobre o horário de início, deixa uma margem de segurança e chega pelo menos 30 minutos antes do início. Precisas de deixar um tempo para encontrares um espaço, te posicionares e te aqueceres se necessário…

↪ Preparação física antes da tua corrida

Para iniciares o teu corpo e te preparares para o próximo esforço, podes precisar de uma sessão de aquecimento antes do início, dependendo do teu tempo alvo, da distância a percorrer e das necessidades do teu corpo. Mais uma vez, recomendamos vivamente que recorras a um treinador dedicado para obter aconselhamento personalizado adaptado à tua disciplina, objetivos e necessidades. “Não te canses antes da partida”, recomenda Élise. “A melhor solução é recorreres previamente a um treinador para determinar os aquecimentos e o programa de treino mais adequado ao teu nível e objetivo”.

Running: how does a race start work?

Uma dica extra!

Um bilhete ou cartão de transporte no bolso permite-te apanhar o transporte público necessário para regressares a casa depois da corrida, caso as pernas precisem de descansar um pouco!

Pronto! Foste avisado e estás pronto para a tua primeira corrida oficial! Resta-me desejar-te boa sorte e espero que cumpres o tempo que esperas :)

Running: how does a race start work?

Val

Jornalista - Editora de conteúdo web

Jornalista social, grande fã de redes sociais (já ouviste falar da febre do Twitter?) e desporto. Durante o meu tempo livre, vais me encontrar num poste de dança ou sob uma barra de impulso de quadril - depende do dia.