Qual é o teu potencial de corrida?

Qual é o teu potencial de corrida?

És um corredor confirmado ou acabou de começar a correr e está entrando no jogo das primeiras competições. Então, em algum momento, você se perguntará: do que eu sou capaz? Qual é o meu potencial de corrida?

Correr: quanto tempo leva para progredir?

A progressão de um corredor geralmente se estende por dez anos. Obviamente, quanto mais jovem começares, mais curto será esse tempo. Por outro lado, também deixa muita esperança para quem começa tarde. Estes dados são ainda mais verdadeiros se treinares da maneira correta. Portanto, tomas como ponto de partida o momento em que decidiste fazer um treino estruturado (seguindo um plano Kalenji, por exemplo) para aplicares este período de 10 anos.

Não quereres progredir muito rápido e cortares atalhos, o ​​progresso só é completo a médio e longo prazo. Ao quereres atingir metas muito altas e muito rapidamente, estás a privar-te de uma margem significativa de progresso.

O que és (realmente) capaz de correr?

NA ESTRADA

É possível extrapolares um desempenho numa corrida de estrada de acordo com o teu VMA. O resultado será mais confiável em 10km do que numa maratona, porque quando as distâncias aumentam, outros parâmetros prevalecem sobre o VMA puro (capacidade de suporte do VMA, força mental).


Aqui estão alguns exemplos de tempos possíveis:

- se o teu VMA for 13km/h: acima de 10 km entre 56' e 51'20; na meia-maratona entre 2h06 e 1h54; na maratona entre 4h35 e 4h05

- se o teu VMA for 15km/h: acima de 10km 48'30 e 44'30; na meia-maratona 1h50 e 1h39; na maratona 4h e 3h30

- se o teu VMA for 18km/h: acima de 10km 40'30 e 37'; na meia-maratona 1h30 e 1h22; na maratona 3h20 e 2h55

Descobrirás que quanto maior a distância e o tempo de execução, mais os intervalos altos e baixos se afastam.



Podemos também considerar que é necessário contar 1 km/h de diferença entre as várias distâncias

Por exemplo, 14 km/h em 10 km = 13 km/h na meia-maratona = 12 km/h na maratona. Claro que tudo isso é apenas teórico, mas vai te dar uma ideia de uma possível atuação com base numa referência noutra distância.



NO TRAIL

Nas corridas curtas de natureza, trails e ultra-trails, torna-se mais difícil estabelecer previsões de desempenho. Na verdade, uma multiplicidade de critérios está envolvida no resultado final:

- a elevação positiva

- o tecnicismo do curso

- o teu conhecimento do percurso

- o teu campo de treino

- a tua técnica de declive

- a tua técnica de caminhada em subida

- o teu uso de bastões

- a tua hidratação ou dieta

- etc



Ao longo dos anos, aumentarás a tua experiência de gestão de corrida, mas também de gestão do stress pré-corrida. Serás capaz de progredir mesmo que o teu potencial físico permaneça o mesmo ou mesmo diminua com a idade.

Limita o número de corridas para descobrir todo o teu potencial

É necessário limitar o número de corridas por temporada. Muitos corredores nunca atingem o seu potencial porque não têm tempo de treino suficiente entre a recuperação pós-corrida e a fase de relaxamento antes da outra.

É normal fazeres a pergunta do teu potencial de corrida. É sobretudo uma questão de genética e por isso nem todos podem ser atletas de alto nível. Mas o essencial não está lá. A realização desportiva é atingir o teu potencial, atingires os objetivos a que te propôs e no final, com certeza ficarás surpreendido porque nunca imaginaste chegar onde chegaste quando começaste a correr.