Exemplo de aquecimento comum na corrida:
Seguem-se alguns exercícios tradicionais de aquecimento a adotar antes de cada sessão de treino, a realizar ao longo de cerca de vinte metros*:
*Dica: se não te quiseres dar ao trabalho de contar 20 passadas para cada exercício, delimita o início e o fim com cones, pedrinhas ou outros objetos!
1/ Calcanhares/nádegas - Com aplicação e velocidade, corre levando o calcanhar direito até a nádega direita, depois o calcanhar esquerdo até a nádega esquerda e assim por diante durante o exercício.
2/ Elevação de joelhos - Corre elevando os joelhos. Devem formar um ângulo reto à tua frente. Certifica-te que mantens o alinhamento da cabeça/pélvis/pés no chão.
3/ Passos escolares - Os passos escolares são baseados no mesmo princípio da elevação dosjoelhos. Para fazer isso, salta para a frente com uma perna no chão enquanto o joelho da outra perna forma um ângulo reto à sua frente e, em seguida, pisa com a próxima perna.
4/ Passos seguidos - Posiciona-te de perfil para a direita, pés afastados na largura dos ombros, salta, trazendo a perna direita ao longo da perna esquerda e cai na posição inicial (pés afastados na largura dos ombros). Uma vez feita esta linha reta, retoma o exercício, mas desta vez no teu perfil esquerdo.
5/ Passos saltados - Salta para a frente de uma perna para a outra, tendo o cuidado de levantares bem alto o joelho da perna que está à tua frente, depois vir e “agarrares” o chão com o pé dessa mesma perna para dar é mais impulso.
Em seguida, termina com algumas acelerações progressivas em linha reta (cuidado, não se trata de sprint 😉), durante as quais deves correr relaxado, cuidando para desenvolver a passada que deve ser o mais fluida possível. Em suma, favoreces o sentimento!
E porque não completares o teu aquecimento cardiovascular e muscular com um aquecimento das articulações?