Durante uma sessão de corrida, é importante ter reservas energéticas suficientes e não sentir incómodos devido a sintomas intestinais, como a sensação de enfartamento ou de ter alimentos a chocalhar no estômago. Para esse efeito, é fundamental programar a sessão e a hora da refeição.

CORRER À HORA DE ALMOÇO CONSELHO NUTRIÇÃO #1: O DIA É PROGRAMADO LOGO A PARTIR DO PEQUENO-ALMOÇO 

Esta refeição é a mais importante do dia, pelo que não deve ser descurada. É preciso não esquecer que o nosso organismo está em jejum desde a refeição da noite anterior e as reservas energéticas estão no seu nível mais baixo quando acordamos.

O pequeno-almoço deve fornecer 25% do nosso aporte calórico diário, sendo por essa razão necessário ter algum cuidado na sua composição.

Exemplo de pequeno-almoço:

- Pão de cereais
- Manteiga
- Doce ou mel
- Um produto lácteo
- Um sumo de fruta
- Uma bebida quente

CORRER À HORA DE ALMOÇO CONSELHO NUTRIÇÃO #2: ALMOÇAR ANTES OU DEPOIS DE CORRER  

Comer uma refeição imediatamente antes de uma sessão de corrida não é o ideal. Um dos maiores erros consiste, precisamente, comer demasiado antes de correr. Importa ter em conta que a corrida é uma atividade agressiva para o estômago e pode em muitos casos despoletar distúrbios gastrointestinais. Assim, para garantir a eficácia do seu treino e evitar a hipoglicemia, deverá fazer um lanche 1 hora antes de correr.

Exemplos de lanche:

- Uma fruta ou compota
- Uma barra de cereais

Depois da corrida, será necessário repor as energias, e rapidamente. 
Saltar o almoço será sinónimo de má recuperação e de fadiga durante toda a tarde. Essa refeição deverá ser completa e digesta.

Exemplo de refeição:

- Salada de féculas, legumes e carne fria ou uma sanduíche: Pão de cereais, manteiga ou queijo fresco, fiambre, salada de vegetais
- Produto lácteo
- Fruta ou compota 

 

 

barra de cereais

CORRER À HORA DE ALMOÇO CONSELHO NUTRIÇÃO #3: HIDRATAR-SE AO LONGO DE TODO O DIA

A hidratação é uma prioridade. O ideal é hidratar-se antes, durante e após a sessão. Não obstante, são poucos os praticantes de corrida que levam uma garrafa ou um bidon quando vão correr. Importa, assim, não descurar a hidratação antes, a fim de prevenir a desidratação durante a corrida, nem depois a fim de garantir um bom restabelecimento das reservas hídrica e mineral.

hidratar-se

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