CROSS TRAINING: ESCOLHA COMO COMEÇAR

Quer iniciar-se no cross training? Numa box ou em casa, vamos explicar-lhe por onde começar.

O cross training agrada-lhe e quer começar a treinar para desafiar os seus limites? Está no sítio certo! ... mas, e agora como começar? Em casa, ao seu ritmo e sem pressão ou nas boxes de cross training, com instrutores e uma comunidade apaixonada? Damos-lhe as nossas perspectivas para que tome a sua decisão.

cross training pratique em casa

PRATICAR CROSS TRAINING EM CASA, PARECE-LHE PRÁTICO?

Como num bom treino diário de cross training, começamos com o aquecimento e, de seguida, passamos para as repetições. Vamos explicar-lhe primeiro as vantagens do treino em casa:

Exercícios sem pressão

Treinar em casa torna, inevitavelmente, tudo mais fácil: não existem restrições de horário nem deslocações até à box… De manhã para ir para o trabalho em forma ou à noite antes de sair, pode adaptar as suas sessões de cross training consoante o tempo disponível. Começar em casa permite-lhe também testar-se longe de olhares. O espírito acolhedor e solidário das boxes de cross training é bom, mas cada coisa a seu tempo. E, evidentemente, cabe-lhe determinar os seus treinos em função da sua vontade e forma nesse dia. Em resumo, ao treinar em casa tem mais flexibilidade. O que calha bem, pois a flexibilidade é um dos pontos-chaves do cross training!  

Subir de nível… na sua casa

Parece-lhe fácil? Passemos agora às desvantagens. Uma das desvantagens ao treinar em casa... é treinar em casa. Em primeiro lugar, a presença de um instrutor ao descobrir o cross training pode fazer a diferença, os pesos corretos, os movimentos corretos, a postura correta. O instrutor permite-lhe ter um bom desempenho, mas também cuidar de si. Além disso, pode ser complicado ter em casa todo o material que pode puxar, empurrar e levantar numa sessão de cross training. Já para não falar de ter espaço em casa para o guardar! E poderá explicar que o seu desporto é fantástico, mas o vizinho de baixo talvez não aprecie o barulho quando largar a barra no chão. Por último, o incentivo dos seus parceiros de treino pode fazer a diferença quando estiver a tentar ultrapassar os seus limites!

CROSS TRAINING PRATIQUE NUMA BOX

SENTE-SE TENTADO/A PELA BOX DE CROSS TRAINING?

A box é um excelente meio de começar a praticar cross training. Barras olímpicas, discos bumper, kettlebells, rings, wall ball, battle rope… Tem à sua disposição todo o material e todo o conforto para cuidar de si e começar a ultrapassar os seus limites. É também uma fonte de motivação suplementar. Por vezes, o mais difícil no treino diário é deixar o sofá. Na box de cross training vai encontrar uma comunidade certamente pronta para apoiar e encorajar, se o objectivo é ultrapassar os seus limites, é um extra significativo! Por último beneficia de um acompanhamento profissional para iniciá-lo/a nas técnicas e nos movimentos, acompanhá-lo/a na programação e intensidade consoante o seu nível.

Então, só há vantagens em treinar numa box? Quase. O principal inconveniente é o custo. Pode ainda ter o azar de não ter uma box perto de si. O que fazer neste caso? Pode considerar outra hipótese.

CROSS TRAINING GINÁSIO

E O GINÁSIO?

Se não encontra uma box perto de si, um ginásio pode ser um intermediário interessante e um pouco menos caro; alguns ginásios têm aulas de cross training. Em alternativa, num treino de musculação, pode facilmente aumentar a intensidade com períodos de descanso reduzidos e simular o estimulo de uma WOD.

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