logo-nabaiji

SABIA QUE: ASMA & NATAÇÃO

Quer seja você próprio asmático, quer conheça alguém próximo que o é, sabemos o quanto esta doença pode ser limitativa para a prática de desporto. A asma carateriza-se por uma inflamação mais ou menos importante das vias respiratórias ao nível dos brônquios. Podendo ser desencadeada por diferentes fatores, a asma traduz-se por um estreitamento do diâmetro dos brônquios provocando crises respiratórias.

Infelizmente, o esforço físico intenso pode ser um dos fatores de desencadeamento de uma crise de asma. Mas a grande questão é a seguinte: isto aplica-se a todo o tipo de atividade física? E a natação?

À primeira vista, ninguém diria que asma e natação seria uma boa combinação… mas é realmente assim?

number1

ASMA: Os benefícios da natação

O suspense não durou muito, estou consciente disso…

Para me desculpar, apresento-lhe as razões pelas quais a natação é um dos  desportos mais recomendados para as pessoas asmáticas!

Em primeiro lugar, e por razões puramente fisiológicas, a humidade e o calor do ar evitam os broncospasmos (contrações anormais dos brônquios) mais do que qualquer outro desporto.

natação é muitas vezes recomendada pelos médicos porque propicia a reeducação respiratória e o desenvolvimento da musculatura torácica. A natação terá efetivamente um resultado positivo no aumento da capacidade pulmonar.

Com exceção de uma prática muito intensiva, a natação raramente provoca crises de asma. Esta particularidade tem a vantagem de conferir à pessoa asmática um sentimento de domínio sobre os sintomas, atenuando o peso da doença.

Saiba por isso que, matematicamente falando, e ao contrário de ideias preconcebidas: Asma Natação ≠ Perigo

number2

ASMA: ALGUNS CONSELHOS SOBRE NATAÇÃO

Mesmo que a natação seja um dos desportos mais recomendados para pessoas com asma, é necessário ter alguns cuidados!

Antes de se atirar de cabeça, aqui estão os meus conselhos:

• Consulte o seu médico para ter uma avaliação rigorosa da sua asma e de eventuais alergias que possa ter,

• Antes de mergulhar, faça um aquecimento progressivo mas eficaz durante cerca de 15 minutos,

• 2 lufadas de broncodilatador 15 minutos antes “do mergulho” ajudam a prevenir uma eventual crise provocada pelo esforço,

• Evite as águas frias o mais possível para evitar qualquer contração dos brônquios,

• Espace a toma de medicamentos assim como as refeições da sua sessão de treino,

• Finalmente, se está com alguma infeção nas vias respiratórias (constipação, gripe…), adie o seu treino para uma próxima vez.

Aplicando estes conselhos, terá um treino sem sobressaltos preocupando-se unicamente com o seu deslize e técnica de natação!

number3

ASMÁTICOS & CAMPEÕES DE NATAÇÃO

E porque razão uma pessoa asmática não poderia ser campeão Olímpico?

É certamente o extremo inverso que nos mostra um estudo da University Western Australia colocando a natação no 1º lugar dos desportos aquáticos com mais praticantes asmáticos.

Não exageremos, ter um inalador não nos assegura uma carreira monumental na natação. E no entanto... os Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996 tinham mais de 30% de nadadores asmáticos. Dá que pensar...

Asmático e nadador de alto nível não são talvez sinónimos, mas totalmente compatíveis! Veja as provas vivas mais célebres:

• Franck Esposito [FR]

• Mark Spitz [USA]

• Peter Vanderkaay [USA]

• Mireia Belmonte [ESP]

• Amy Van Dyken [USA]

• Dawn Fraser [AUS]

E porque nadar transpira alegria, tal como eles, inspire fundo e entre na água!

regis

RÉGIS

Nadador Nacional & Líder Comunicação

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO

VOLTAR PARA O TOPO