5 CONSELHOS sobre Batões A RETER ANTES DA SUA PRIMEIRA SESSÃO DE CAMINHADA NÓRDICA

A escolha dos bastões de Caminhada Nórdica deve ser feita em função da altura. Devem estar devidamente adaptados para proteger as articulações.

Bastões de Caminhada Nódica

O movimento da Caminhada Nórdica é um gesto natural, mas com um pouco de técnica pode fazer trabalhar todos os músculos da zona superior do corpo. Ao utilizares os bastões, estás a impulsionar o teu corpo para a frente e a acentuar o movimento dos teus braços durante a caminhada. Descobre os exercício simples para dominar o movimento dos bastões de Caminhada Nórdica e compreender a utilidade das luvas para efetuar um gesto completo.

Como utilizar da melhor forma os seus bastões de caminhada nórdica?

1 - Quando um braço avança, a perna oposta avança ao mesmo tempo

Isto parece evidente, mas a utilização dos bastões provoca por vezes algum pânico ao nível da coordenação. Experimenta esqueceres-te que tens os bastões para executar a caminhada da forma mais simples possível. Assim que perderes a coordenação, solta os bastões para os deixar cair alguns metros antes de os voltares colocar na mão.

2 - O BASTÃO É apoiado NO MEIO DA PASSADA

A ponta orientada para trás, os bastões apoia-se no sentido da caminhada, entre os dois pés. Executam assim de forma perfeita a sua função: impulsioná-lo para a frente enquanto empurra com os braços.

Como utilizar da melhor forma os seus bastões de caminhada nórdica?
Como utilizar da melhor forma os seus bastões de caminhada nórdica?

3 - A mão abre-se na passagem da anca

No momento de apoiar o bastão, a sua mão segura firmemente a pega para empurrar facilmente com os braços. Assim que o teu corpo é impulsionado, o teu braço volta para trás. Quando o teu corpo está ao nível do bastão, é o momento indicado para abrir totalmente a mão largando o bastão para esticar o braço para trás. Os bastões de caminhada nórdica estão equipados com luvas para que possas fazer precisamente este gesto completo: com as luvas será impossível perder um bastão pelo caminho!

4 - Mantém-te direito! 

Mais uma vez, trata-se de tentar esquecer os bastões. Olhe para a tua frente, desta forma irás abrir a tua caixa torácica e respirar o máximo possível, ao mesmo tempo que tratas da tua coluna vertebral.

Como utilizar da melhor forma os seus bastões de caminhada nórdica?
Como utilizar da melhor forma os seus bastões de caminhada nórdica?

5 - E quanto ao pé, qual o movimento correto?

Para o movimento do teu pé em caminhada nórdica aplica-se o mesmo princípio que é utilizado na caminhada rápida, em 3 fases. Depois de o calcanhar entrar em contacto com o chão, o pé desenvolve o seu movimento até ao impulso, realizado pelo dedo grande do pé.

descobre mais conselhos sobre
caminhada nórdica