O QUE É A CAMINHADA NÓRDICA?

Já ouvis-te falar de Caminhada Nórdica e desejas saber mais acerca deste desporto em total expansão? Contamos-te tudo sobre este desporto completo e dinâmico, cheio de benefícios para o corpo e para a mente!

caminha nordica
O que é a caminhada nórdica?

JÁ OUVIstes FALAR DE CAMINHDA NÓRDICA?

A Caminhada Nórdica é um desporto praticado ao ar livre e geralmente praticado como lazer. Mas atenção, a Caminhada Nórdica não se resume a saber colocar um pé à frente do outro: pratica-se com ajuda de bastões concebidos especialmente para este desporto.Na Caminhada Nórdica, os bastões permitem uma maior impulsão para a frete e exercitam toda a musculatura. Ao invés da caminhada na natureza, os bastões não são colocados na vertical, à frente do corpo, mas são sim orientados com as pontas para trás, tal como no ski de fundo.

A QUEM SE DESTINA A CAMINHADA NÓRDICA?

A Caminhada Nórdica é um desporto de resistência, uma excelente escolha para retomar a forma e mantê-la. Destina-se tanto às mulheres como aos homens, aos desportistas como aos sedentários que desejam fazer alguma coisa pela sua saúde e iniciar-se no desporto. Seja qual for a idade, a condição física e de saúde, existe sempre uma fórmula adaptada. Cada pessoa deve iniciar-se à caminhada nórdica de acordo com as suas capacidades, em função dos seus objetivos e resistência física. É possível integrar um clube que proponha vários tipos de sessões de caminhada nórdica, ou praticar caminhada nórdica de forma autónoma. O importante é ter o equipamento certo e dominar os aspetos fundamentais.

O que é a caminhada nórdica?
O que é a caminhada nórdica?

Qual a origem da CAMINHADA NÓRDICA?

Já há várias décadas que, na Europa, a Caminhada Nórdica é praticada pelos praticantes de caminhada na montanha ou de ski. Aproveitam o verão para continuar a treinar, praticando Caminhada a bom ritmo graças aos seus bastões. A prática de Caminhada Nórdica, tal como nós a praticamos hoje, surge nos finais dos anos 90. Foi em 1994 que Marko Kantaneva, treinador de desportos finlandeses, publica um método de Caminhada com bastões inspirado no ski de fundo. Marko Kantaneva complementa o método com uma série de exercícios destinados a manter e melhorar os diferentes estados de capacidades físicas durante o verão. Nos anos 2000, vários intervenientes do desporto francês implicaram-se no seu desenvolvimento. Desde 2009, este desporto é regulamentado pela Federação Francesa de Atletismo.