Que tipo de ciclista é?
Nem todos os ciclistas são iguais nem pedalam da mesma forma. Para articular corretamente os seus treinos será necessário saber que tipo de ciclista é:
É um escalador, sente-se à vontade nas subidas, tem tendência mexer rapidamente as pernas e dar aos pedais para avançar. O seu coração tem a capacidade de bater muito depressa sem que se sinta sem fôlego. Tem portanto o perfil de um corredor veloz.
É um sprinter, com uma capacidade muscular muito importante, pode pedalar muito depressa em distâncias curtas. Pelo contrário, sente dificuldades nas subidas. Trabalha em força.
É um homem dos sete ofícios, sempre à vontade, tão bom escalador como capaz de dar ao pedal com força. É um ciclista completo. Atenção ao excesso de confiança se pensa ser completo, muito poucos desportistas conseguem sê-lo... haverá sempre uma predominância de um dos perfis.
Como conhecer o seu perfil?
Para conhecer as suas predisposições, faça uma saída em que se vai autotestar. Faça o aquecimento em aeróbia (facilidade respiratória) 20 minutos. Depois escolha um percurso relativamente plano de 5 a 8 km que fará 2 vezes com força, uma primeira vez no carreto mais à direita e no prato maior. Recupere uma dezena de minutos e recomece o mesmo percurso, desta vez dando muito mais às pernas, introduza frequência, o que o vai obrigar a escolher um carreto mais acessível do ponto de vista muscular. Vá com calma em cada volta, escute também o seu corpo e as suas sensações. Se sentir mais facilidade na primeira volta, tem predisposição para pedalar em força. Caso contrário, se se sentir mais à vontade na segunda volta, é porque tem o perfil de um corredor veloz. Normalmente fica a saber assim que tipo de ciclista é. Se no entanto isso não for suficiente para o situar, repita a mesma operação numa encosta.