2. Organizar o tempo e definir um volume de trabalho mínimo
O triatlo é um desporto exigente que requer rigor na preparação, porque não irá apenas nadar, fazer ciclismo ou correr, irá fazer os 3 simultaneamente. Isto implica ter praticado todos os desportos durante a fase de treino. Qualquer que seja o nível do atleta e qualquer que seja o seu objetivo na prova, convém definir um volume de trabalho mínimo para se assegurar que tem uma boa experiência com o seu triatlo.
OS VOLUMES DE TREINO:
- Preparar um Descoberta ou um Sprint requer no mínimo 4 sessões/semana, com 4 a 5 horas de treino, durante 8 semanas, e uma semana de repouso a meio-caminho, se sentir necessidade. Este repouso é opcional num formato deste tamanho, porque pode ter o efeito negativo de lhe fazer perder os benefícios das suas sessões até ao momento, uma vez que o volume em horas é demasiado reduzido para cansar anormalmente o corpo e levar a uma sobrecompensação. Não se esqueça de trabalhar bem cada desporto! Os noviços em natação irão consagrar a quarta sessão a este desporto, porque é frequentemente causador de ansiedade nos não iniciados. Se estiver à vontade na água, irá utilizar esta sessão suplementar para dominar a corrida, que requer um trabalho mais técnico para melhorar e assegurar um triatlo em boas condições físicas.
- Para preparar um formato Olímpico, conte com 4 sessões/semana, com um mínimo de 6 horas de treino, durante 12 semanas, e uma semana de repouso a meio-caminho, se sentir a necessidade. Uma vez mais, cuidado para que isso não quebre a sua dinâmica corporal.
- Um triatlo de longa distância irá requerer no mínimo 5 sessões/semana, com 8 a 10 horas de trabalho, durante 20 semanas. Neste caso, é obrigatória pelo menos uma semana de repouso para que obtenha os melhores resultados possíveis. Se não respeitar este repouso, irá correr o risco de sobretreino, cujas consequências pode ser bastante significativas, entre as quais estragar a sua prova.
- Por fim, para os mais gulosos, o Ironman irá necessitar de pelo menos 6 sessões/semana, com 14 a 16 horas de treino, durante 24 semanas. Uma vez mais, o repouso é parte integral da sua preparação, deve intercalar 2 semanas de sobrecompensação no seu calendário, após cargas de trabalho elevadas. É necessário saber que os planos de treino com mais de 24 semanas são muito pouco eficazes.
Vá buscar um calendário e registe a data em que o seu desafio decorre. Em seguida, contabilize o volume de treino necessário à sua preparação semanal. Sabe agora quando deve começar o trabalho. Irá ter dois casos possíveis:
- Se tiver muito tempo antes da prova, aproveite este período para trabalhar a sua capacidade respiratória (não force, mas faça sessões bastante longas), para estar pronto para o trabalho. Graças a estas sessões prévias terá adquirido resistência fundamental e irá conhecer perfeitamente o seu estado físico!
- Se tiver pouco tempo no calendário, não precipite a preparação e não salte etapas, corre o risco de lesões ou de sobretreino.
O que não irá encontrar nos seus planos de treino é a motivação para se levantar de manhã ou a força para trabalhar dois desportos no mesmo dia! O que é importante interiorizar é que o triatlo é um desporto que consome muito tempo, é necessário organizar-se bem para conseguir gerir a sua vida profissional, os seus treinos e a sua vida pessoal! É fundamental envolver quem lhe está próximo neste processo. É necessário explicar-lhes bem, para que tenham consciência do investimento que isto exige de si e das concessões que terão de fazer para manter o equilíbrio entre a sua vida profissional, a vida pessoal e o treino. Alguns irão pensar que é doido ou um extraterrestre, outros que é um desmancha-prazeres. Agora há que o assumir e treinar!!!