Como ter uma atividade física ativa

Mantém uma atividade física regular e aumenta o teu bem-estar e saúde física e mental. Investe em ti e num estilo de vida saudável.

Mulher sentada a beber água  de um cantil após caminhada

É importante termos consciência que viver bem, não passa apenas por ter cuidados na alimentação. O exercício físico é tão ou mais importante que o ato de comer, ou escolher os melhores alimentos para nos alimentarmos. A atividade física é importante para o corpo, assim como para a nossa mente.
De acordo com as novas recomendações para a atividade física e complemento sedentário, lançadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no final do ano de 2020, ter um demasiado comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde. Quer isto dizer que o sedentarismo pode aumentar o risco de doenças cardíacas, cancro e diabetes tipo 2. 
Portanto, limitar o tempo em comportamento sedentário e ser fisicamente ativo é bom para a saúde, para a tua saúde.

Ainda de acordo com as recomendações da OMS, para adultos entre os 16 e os 64 anos, é recomendado que todos os adultos façam atividade física regular. Ou seja, o recomendado é fazer, pelo menos, 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada. Ou então, no mínimo, 75 a 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa. 
Em alternativa, podes fazer uma combinação das duas, ao longo da semana.

A OMS recomenda ainda, como benefícios adicionais à saúde, efetuar atividades de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou superior, que envolvam os principais grupos musculares. Pelo menos 2 dias por semana.

5 Dicas para ser mais ativo no dia-a-dia

1. Estabelece um objetivo de atividade física

Se ainda não tens o hábito de fazer qualquer atividade física, então está na hora de começar. Estabelece um objetivo, por muito pequeno que seja, para fazer regularmente. 
Andar 15 minutos por dia, ou fazer caminhadas dia sim, dia não. Ou até mesmo fazer 100 passos à hora do almoço. E depois vai aumentando o teu objetivo.

Como ter uma atividade física ativa

2. Dorme bem e acorda cedo 

Dormir bem e ter, no mínimo, 8 horas de sono, é fundamental para o teu dia-a-dia. Vais sentir que as tuas atividades são feitas com mais energia e a tua mente agradece. 
Para além de te sentires com mais rendimento, vais também ter bom humor.

3. Alimentação certa 

Ter uma alimentação equilibrada permite que o teu organismo tenha o bem-estar devido. Ingerir os alimentos corretos e nas quantidades adequadas, vai permitir que tenhas uma saúde melhor, o teu organismo vai funcionar devidamente e o corpo agradece.

Lanche saudável, uvas e pêssegos

4. Bebe líquidos 

É fundamental que o ser humano beba água diariamente. Dois litros por dia é a média indicada para ter uma temperatura corporal equilibrada e para eliminar a fadiga e a sensação de cansaço. O consumo de água também reduz o risco de doenças, como por exemplo os diabetes e problemas renais.

5. Investe no lazer 

Acredita que não chega ter uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico adequado. Ter momentos de lazer com familiares e amigos também contribuem beneficamente para o bem-estar. Os momentos em família e diversão com os amigos permitem que o teu cérebro liberte a serotonina, uma substância química que nos faz sentir bem e positivos.

Investe num estilo de vida saudável. Tem uma vida com atividade física, com uma boa alimentação e podes ter a certeza que o teu corpo agradece, assim como a tua saúde mental. Partilha este artigo e ajuda os teus amigos e familiares a serem mais ativos.