Como recuperar a forma física depois das férias?

Fizeste algum exagero nas férias? É normal! Descobre a importância de uma rotina saudável e vê as dicas para retomares o exercício físico.

Mulher a alongar

Manter uma rotina saudável é importante!
Manter hábitos alimentares saudáveis e a nossa rotina de exercício físico no pós-férias exige rigor e persistência. Quanto mais tarde voltarmos à rotina pior! 

Temos sempre de ter em mente que as nossas atitudes acabarão por se fazer refletir mais tarde ou mais cedo na nossa saúde, e quanto mais cedo adotarmos um estilo de vida saudável mais cedo garantimos uma boa qualidade de vida. Deixamos-te algumas dicas para retomares o exercício físico depois das férias.


Retomar a rotina de exercício físico

Retomar a rotina de exercício físico pode parecer difícil mas não te deixes vencer pela preguiça! Equipa-te e começa!

Homem e mulher a fazer exercício físico com as bandas elásticas ginástica e pilates

1. Começa por fazer um calendário semanal de treino, procura treinar entre três a quatro vezes por semana!

2. Tenta fazer desportos diferentes. Experimentares diferentes atividades físicas vai quebrar a monotonia e poderá fazer com que seja mais fácil retomar os treinos!

3. Incentiva alguém a treinar contigo. Teres um parceiro de treino pode ajudar a uma motivação mutua.

Dicas para recuperar a forma física depois das férias

O exercício é importante e a alimentação? Depois do gelado extra das férias é importante criares regras e fazeres refeições mais saudáveis. Deixamos-te algumas dicas para retomares  uma alimentação equilibrada.

1. Começa por planear as refeições e fazer uma lista de compras com tudo aquilo que precisas, para evitar comprar aquilo de que não necessitas.

2. Nunca vás às compras com fome ou com sede, para evitar deslizes!

3. Faz refeições mais leves, tendo sempre em atenção que metade do prato deverá ser constituído por legumes, 25% por uma fonte de proteína (carne, peixe, ovos, leguminosas) e os restantes 25 % por uma fonte de hidratos de carbono (arroz, massa, batata).

4. Evita as carnes vermelhas, e dá preferência às carnes brancas, como frango, peru ou coelho.

5. Tenta beber muita água durante o dia. Águas aromatizadas (com uma rodela de limão ou fruta) e chás sem açúcar são excelentes alternativas para manter um bom estado de hidratação.

6. Mastiga devagar e come com calma. Isso faz com que te sintas mais saciado e assim evitas comer de forma exagerada.

Com estas dicas vai ser mais fácil recuperares a forma física. Não deixes para amanhã e começa hoje! Partilha estas dicas com os teus amigos colegas e familiares. 

Como recuperar a forma física depois das férias?

Alice costa

Nutricionista (5007n)

Áreas de atividade: nutrição no desporto, nutrição de gestão de peso (aumento/perda peso), educação alimentar, nutrição pediátrica, nutrição em oncologia e nefrologia e alimentação coletiva e restauração.

Descobre mais sobre hábitos saudáveis