Perceber os riscos: quais os perigos da exposição ao sol?
Porquê o protetor solar é tão importante?
OS RAIOS SOLARES CONTÊM RAIOS UV.
Os raios ultravioletas são invisíveis a olho nu e não fazem qualquer diferença para a sensação de calor. Estamos expostos aos raios UV, sem sequer nos apercebermos disso.
Existem três tipos de raios ultravioletas:
1) UVA: Estes raios penetram profundamente sob a pele e desencadeiam o processo de envelhecimento. Os raios UVA provocam rugas e manchas castanhas.
2) UVB: Os raios UVB tendem a funcionar na superfície e a estimular a produção de melanina. São os raios UVB que produzem aquela cor bronzeada agradável durante os meses de Verão.
PODEM PROVOCAR INSOLAÇÃO.
Uma dose excessiva de raios UVA e UVB, combinada com uma hidratação insuficiente, pode resultar num caso grave de insolação. Mesmo que já estejas bronzeado, ainda precisas de proteção adequada, mesmo que não sejas propenso a queimaduras solares
OS SURFISTAS ESTÃO MAIS EXPOSTOS AOS RAIOS UVA E UVB DO QUE QUAISQUER OUTROS VERANEANTES!
Sabias que, depois de permanecer exposto à luz solar durante mais de 30 minutos, podes estar em perigo? Os surfistas, e todos aqueles que praticam desportos aquáticos, que se sentam na água à espera da onda certa, estão particularmente expostos ao perigo. Além disso, quando estás a surfar, não sentes que estás a ser exposto ao sol durante longos períodos, porque a água fria ajuda a manter-te fresco.
Poderás continuar a surfar indefinidamente, sem te aperceberes que estás em risco de insolação.