A forma mais agradável de surfar é certamente em calções de banho ou biquini, devido à maior sensação de liberdade que se sente. Depois de te livrares do teu fato de neoprene apertado, quem se preocupa com a água fria, mesmo que estejas semi-nu? Nada pode superar esta sensação. Fazes bem em aproveitá-la ao máximo. Mas não deves esquecer os efeitos nocivos dos raios UV.
OS RAIOS SOLARES CONTÊM RAIOS UV.
Os raios ultravioletas são invisíveis a olho nu e não fazem qualquer diferença para a sensação de calor. Estamos expostos aos raios UV, sem sequer nos apercebermos disso.
Existem três tipos de raios ultravioletas:
1) UVA: Estes raios penetram profundamente sob a pele e desencadeiam o processo de envelhecimento. Os raios UVA provocam rugas e manchas castanhas.
2) UVB: Os raios UVB tendem a funcionar na superfície e a estimular a produção de melanina. São os raios UVB que produzem aquela cor bronzeada agradável durante os meses de Verão.
PODEM PROVOCAR INSOLAÇÃO.
Uma dose excessiva de raios UVA e UVB, combinada com uma hidratação insuficiente, pode resultar num caso grave de insolação. Mesmo que já estejas bronzeado, ainda precisas de proteção adequada, mesmo que não sejas propenso a queimaduras solares
OS SURFISTAS ESTÃO MAIS EXPOSTOS AOS RAIOS UVA E UVB DO QUE QUAISQUER OUTROS VERANEANTES!
Sabias que, depois de permanecer exposto à luz solar durante mais de 30 minutos, podes estar em perigo? Os surfistas, e todos aqueles que praticam desportos aquáticos, que se sentam na água à espera da onda certa, estão particularmente expostos ao perigo. Além disso, quando estás a surfar, não sentes que estás a ser exposto ao sol durante longos períodos, porque a água fria ajuda a manter-te fresco.
Poderás continuar a surfar indefinidamente, sem te aperceberes que estás em risco de insolação.
O protetor solar é um filtro essencial dos raios solares. Para limitar os riscos, deve ser aplicado cuidadosamente a cada 2 horas. Contudo, pode ser difícil avaliar se espalhaste o protetor solar em todas as partes do teu corpo expostas ao sol e lembrares-te de sair da água para voltar a aplicar quando as condições de surf são boas. Uma boa camada de SPF 50 no nariz é indispensável! E lembra-te de beber antes de mergulhares nas ondas.
Cobrir a tua pele é a melhor maneira de evitar os danos causados pelo sol. Dependendo do modelo, as nossas licras solares fornecem uma proteção permanente e durável contra o sol entre 1 e 3 horas.
As nossas licras solares não só te protegem contra o sol, como também previnem a irritação da pele devido ao atrito entre o teu tronco e a wax dura da prancha, para não mencionar a mistura desconfortável de protetor solar e areia que se cola à tua pele.
Cuidado: Se escolheres uma licra solar de manga curta, deves ainda aplicar protetor solar nos braços. O equipamento ideal para desfrutar da máxima proteção contra os raios UVA: uma licra solar de manga comprida, leggings e um boné ou chapéu.
Os danos causados pelos raios UV estão diretamente relacionados com o número de horas de exposição. Quando o sol está no seu ponto mais alto, os raios UV são mais densos e mais destrutivos. Podes limitar os riscos ficando fora da água entre o meio-dia e as 16 horas.