Estás a começar? Então este conselho é para ti!
O surf e o bodyboard são conhecidos por serem modalidades livres. Existem todavia algumas regras da prioridade que os surfistas principiantes têm de conhecer quando estiverem na água. Essas regras visam evitar os acidentes e respeitar as ondas dos outros. A regra mais importante é, naturalmente, a do saber estar e da cortesia.
É fortemente desaconselhado e proibido surfar, seja em bodyboard, surf ou SUP, nas zonas reservadas aos banhistas. Essas zonas são na maioria dos casos vigiadas por nadadores-salvadores e sinalizadas através de uma bandeira de cor. Evitar essas zonas é evitar riscos de colisão e de acidentes.
O surfista com a prancha de surf verde situada o mais perto possível das ondas do mar, designadas por "pico", tem prioridade em relação ao surfista com a prancha vermelha. Essa prioridade é mantida durante toda a duração da onda e os outros surfistas, como o assinalado a vermelho, não podem arrancar na onda.
Quando uma onda forma simultaneamente à esquerda e à direita, os dois surfistas têm prioridade. A regra básica é comunicar para indicar a nossa intenção de seguir para a esquerda ou para a direita. O ideal é sinalizar aos outros surfistas que pretendem surfar a mesma onda o lado para o qual nos dirigimos. Neste caso também, deve imperar a regra do saber estar e da cortesia.
Quando dois surfistas cruzam a sua trajetória numa onda que fecha para dentro, ou seja, que formar da esquerda e da direita, nenhum dos 2 surfistas terá prioridade. Neste caso, os 2 surfistas deverão sair da onda o mais rapidamente possível para evitar a colisão e, consequente, um acidente.
Quando acabares de surfar a tua onda e estiveres a regressar ao pico, contorna sempre as ondas, sem incomodar os surfistas que ainda estiverem de pé em cima da prancha. Quando as ondas tiverem uma "linha" mais extensa, passa sempre na zona onde a onda estiver menos cavada (onde não houver surfistas em ação) para evitar qualquer risco de colisão e acidente.
Em caso de quada na "zona de impacto" (a zona de rebentação da onda), não tentes voltar para o pico em linha reta. Espere pela passagem das séries permanecendo na zona da espuma, segurando bem a prancha e regressa em seguida para o pico, contornando as ondas conforme indicado anteriormente.
Se por acaso não deres prioridade a outro surfista de forma não intencional, é aconselhável que saias da onda o mais cedo possível. Encontrarás facilmente estas regras de prioridades nos painéis de acesso à praia ou nas escolas de surf.