3 - APRENDER A REMAR COM EFICÁCIA Remar com eficácia é essencial no surf e depende de dois fatores: a posição da prancha e o movimento dos braços. Em primeiro lugar, deite-se sobre a prancha de modo a que ela fique o mais plana possível. Evite colocar demasiado peso na parte traseira ou dianteira da prancha, para não criar resistência ao remo e para não cair para a frente antes de começar a deslizar nas ondas. O ideal é levantar o queixo, o pescoço e o peito para aligeirar a dianteira da prancha e aumentar a velocidade. A entrada na onda deve ser feita com determinação e com um único objetivo em mente: produzir um esforço curto mas intenso, "como se fosse um caso de vida ou de morte". Para remar com eficácia, deve produzir movimentos regulares, unir os dedos e manter a mão firme. Faça entrar a mão na água com a menor resistência possível e empurre a água energicamente para trás. Para aumentar as suas capacidades físicas e a sua técnica, pratique regularmente natação na piscina, sobretudo crawl.
4 - COMO PASSAR A REBENTAÇÃO PARA CHEGAR AO PICO? Não tente chegar diretamente ao pico de surf (onde se alinham as melhores ondas). Por um lado, poderá perturbar a prática de outro surfista e, por outro, poderá magoar-se ou esgotar a sua energia. Terá de enfrentar ondas quebradas ou que vão quebrar-se, o que torna aconselhável contornar esta zona. Se uma onda quebrar ou vir a espuma a avançar na sua direção e não for possível contornar o obstáculo, poderá optar por uma de duas soluções: a manobra de bico de pato ou de tartaruga. Se tiver uma prancha de espuma ou uma longboard, devido à sua dimensão considerável, opte pela manobra de tartaruga. Sentado sobre a prancha, cruze as pernas por baixo da mesma e agarre firmemente os rails com as mãos para se virar. Permaneça nesta posição, ao contrário, enquanto a espuma da onda lhe passa por cima. Passada a onda, volte a prancha, suba para a mesma e reme! Com uma prancha mais curta, tente a manobra de bico de pato. Esta manobra permite que o surfista e a sua prancha atravessem a onda, sem o risco de recuar de cada vez que isso acontece.
5 - APRENDER A LEVANTAR-SE (FAZER UM TAKE OFF) A última etapa e a mais difícil para se tornar num "verdadeiro surfista", é o take-off, que permite levantar-se e começar a deslizar. Assim que entrar na onda, coloque as mãos sobre a prancha ao nível dos ombros. Levante a cabeça, o peito e estique os braços de uma só vez para fletir as pernas e colocar-se de pé. Permaneça com as pernas fletidas e as costas direitas e olhe sempre na direção que pretende ir. Bom surf!!