Como preparar o saco de educação física

Preparar o saco para a disciplina de educação física pode não ser tarefa fácil, mas nós ajudamos! Descobre o material indicado para cada estação do ano.

Crianças na aula de educação física a jogar um jogo com bola

Preparar o saco de educação física pode ser um desafio não apenas para os mais pequenos, mas também para os jovens. É uma tarefa aparentemente fácil e rápida que pode ser um pesadelo se faltar algum acessório e material. Mas antes de chegarmos aos pormenores de como preparar o saco de educação física vamos-te relembrar da importância da atividade física em ambiente escolar.

Atividade física em ambiente escolar 

Ser fisicamente ativo é importante para crianças e adultos, quer seja em ambiente escolar ou em atividades extra. No entanto, temos tendência a desvalorizar a disciplina de educação física, mas na realidade esta disciplina é muito mais que um momento desportivo na vida das crianças e jovens.

A disciplina de educação física é muito mais importante do que possas pensar. Contribui e muito para o desenvolvimento das crianças e jovens, a começar pelo bem-estar físico e psicológico. A educação física ajuda a ganhar disciplina e método. Permite também que o aluno se integre em grupo, por muito solitário que seja.
Existem muitos desportos coletivos que ajudam o jovem a eliminar complexos.

No fundo, permite o desenvolvimento social das crianças e jovens, ajuda ao desenvolvimento motor dos alunos, e claro, contribui para a saúde cardiovascular.

criancas a ir para a aula de educacao fisica

Como preparar o saco de educação física?

Agora chegou o momento de prepararmos o saco para educação física. 

Se a criança for pequena o ideal é auxiliar na preparação do saco, caso a criança já tenha autonomia e faz-lhe uma lista e verifica se falta algum elemento no final.

O material que o aluno leva para esta disciplina varia com a altura do ano, nesse sentido deixamos-te duas recomendações de preparação para o saco de educação física, primavera/verão e outono/inverno.

O SACO

A escolha do saco é importante! Por isso, deves escolher um saco dedicado para levar todo o material de educação física. Não deixes que o aluno aí de casa leve o material de educação física na mochila com o restante material escolar. 

Neste momento estás a pensar, porque é que preciso de um saco extra? É simples, a roupa pode ficar molhada, as sapatilhas e roupa usada na atividade física pode ficar com odores próprios e desta forma não passa humidade e odores para o restante material.

Na hora da escolha do saco, escolhe um adequado à idade/tamanho da criança e de preferência impermeável para que o material seja protegido em dias de chuva e não haja surpresas.

Saco de desporto para educação física - ESSENCIAL 20 L Azul
Menino com t-shirt de desporto ecodesign cinza

MATERIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PRIMAVERA/VERÃO

O saco que escolheram pode ser usado durante todo o ano, o facto de ser impermeável vai proteger os mais pequenos de “acidentes”, como roupa húmida, toalhas molhadas, etc.

Quando estás a preparar o saco de educação física para a época de primavera/verão é sugerido que optes por um calção de treino, sapatilhas multidesportivas e uma t-shirt.

Atenção, não te esqueças de colocar no saco uma camisola de manga comprida para os dias mais frios ou para as aulas de educação física que forem no primeiro horário da manhã.

MATERIAL OUTONO/INVERNO

Nesta época do ano, outono/inverno, não facilites e utiliza sempre o saco impermeável! Desta forma o material vai ficar sempre protegido da chuva.

Nesta altura do ano, quando estás a preparar o material para a aula de educação física é sugerido que optes por umas calças de treino, t-shirt e camisola de manga comprida para o inverno.
Utiliza a camisola de manga comprida por cima da t-shirt, nos dias mais quentes ou caso o aluno comece a suar pode ficar apenas com a t-shirt vestida.

As sapatilhas serão as mesmas da época anterior, no entanto o ideal é teres sempre umas suplentes para o inverno.

Menina com fato de treino outono/inverno com casaco cor-de-rosa e calças azul marinho

lista de material 

Deixamos-te uma sugestão de lista de material para a aula de educação física.

No início do artigo, dissemos-te que uma forma de tornar as crianças e jovens mais autónomos é deixá-los fazer o próprio saco de educação física. No entanto, não te esqueças de supervisionar no final para que não haja surpresas na hora da aula.

1. Saco de desporto
2. Calção (primavera/verão)
3. T-shirt
4. Sapatilhas multi-desportivas
5. Sapatilhas de ginástica
6. Calça desportiva (outono/inverno)
7. Camisola de manga comprida, sweat ou casaco
8. Meias de desporto
9. Toalha para banho
10. Chinelos para o banho
11. Produtos de higiene
12. Roupa interior
13. Soutien top desportivo (menina)

Extra:
- Garrafa ou cantil de água
- Elástico e fitas de cabelo
- Chapéu ou boné

O exercício na vida de uma pessoa é importante para combater o sedentarismo. O exercício na vida de uma criança ou adolescente não é menos importante. 
E ter o material indicado para praticar desporto é fundamental para o sucesso.
Partilha este artigo com outros pais e jovens!

Descobre mais artigos