Tens dificuldade em ter motivação para um treino após um longo dia de trabalho? Já chega de ficar sentada na cadeira. O que achas da possibilidade de fazer os teus exercícios diretamente no teu lugar, no escritório?
Converter um pouco de tempo livre no escritório em atividade física, com toda a descrição? (ou quase) É fácil, segue o guia de 5 exercícios fáceis de fazer no local de trabalho.
Para ter coxas e gémeos firmes:
Exercício 1 :
Senta-te na tua espetacular cadeira de escritório super confortável e coloca as duas mãos de cada um dos lados. Eleva as pernas esticadas... mais alto, mais alto! Até que fiquem paralelas em relação ao solo, mantendo as nádegas coladas à cadeira. Aguarda 5 a 10 breves segundos antes de relaxar e de expirar lentamente. Repete o exercício 10 vezes. Deves contrair bem os abdominais.
Exercício 2:
Senta-te na parte da frente da cadeira, de forma a que as tuas coxas não toquem o assento. De seguida, levanta a perna direita, paralelamente em relação ao solo, como no primeiro exercício. Deves manter esta posição durante 30 segundos. Repete o exercício 10 vezes.
Deves contrair bem os abdominais.
Exercício 3:
Ter os gémeos bem definidos, é fácil! Vai buscar o teu café, vai ao encontro de um colega ou vai até à impressora na ponta dos pés. (Bem ok, em termos de descrição, acabou ... ignora os olhares de surpresa ;))
Senta-te direita·e com os pés apoiados no chão à largura das ancas. O objetivo consiste em contrair os glúteos, alternando entre o esquerdo e o direito durante 10 segundos respetivamente. Se não conseguires coordenar os dois (o que acontece frequentemente), deves contrair os dois simultaneamente. Além do mais, é discreto! (e é verdade!)
Exercício 1:
Senta-te na ponta do assento, mantendo as costas direitas e ombros alinhados. Eleva 5 vezes os joelhos, sem parecer nada de mais, por baixo da secretária durante 5 segundos.
Exercício 2:
Senta-te, apoia as mãos no assento e ergue-te com a força das mãos. Experimenta séries de 10, depois aventura-te com 15! (é possível que reparem em ti, admito...)
Exercício 3:
Senta-te, com costas direitas, orgulhoso(a)! Os teus pés estão assentes no chão, paralelos entre si, joelhos à largura das ancas. Retira os pés do chão durante uma expiração e mantem o equilíbrio durante 10 segundos, depois relaxa. Fácil? Repete 5 vezes consecutivas! Respira, comprime a barriga, levando o umbigo para dentro durante a expiração.
De pé, atrás da tua cadeira ou com a tua secretária à sua frente, coloca as mãos sobre o encosto da cadeira. Recua os pés, as pernas um pouco mais afastadas do que a largura dos teus ombros, alonga as costas. A cabeça entre os braços estendidos. Empurra o peito na direção do chão. Mantem a postura. Irás sentir a coluna vertebral a libertar-se e talvez um alongamento na parte de trás das pernas. Mantem a postura durante 30 seg e repete uma segunda vez. Não deves forçar, respira profundamente. Se tiveres pouca flexibilidade, dobra ligeiramente as pernas. Não deves sentir dor.
Em pé ou sobre uma cadeira, com os pés à largura das ancas. Entrelaça as mãos atrás, na nuca. Inspira pelo nariz e expira pela boca, enrolando a nuca como se quisesses abraçar o peito. Com a flexão a um nível máximo, os cotovelos a aproximar-se, relaxe os ombros, bastando o peso dos braços.
Relaxa os ombros, não apoies a cabeça. Respira fundo. Inspira, depois expira ao enrolar a nuca.
Faz esse movimento durante 20 a 30 seg 3 vezes por dia, de manhã, à hora do almoço e à noite.
Em teletrabalho ou como freelance, os teus dias dividem-se entre o espaço do escritório e o sofá? Como continuar a ter uma atividade física regular e te manteres saudável? Fornecemos algumas dicas para combater o sedentarismo!
De forma discreta ou não, a atividade física contribui para o teu bem estar físico e mental, por isso, não hesites em começar.