Aumenta o teu tempo de corrida progressivamente
A progressividade é incontornável no treino de corrida, seja para correr mais ou mais rápido, seja qual for o teu nível de prática, do iniciante ao atleta de alto nível.
Mas para que serve a progressão na corrida? Essencial para evitares lesões, permite que o teu corpo tenha tempo para se adaptar a uma nova prática, tanto a nível dos músculos como dos tendões e do coração. Percorre as fases uma após a outra, sem queimá-las, assim como não iniciarias uma trilogia começando pelo último episódio...
Como a progressividade se traduz na corrida? Em primeiro lugar, não faz sentido aumentar as distâncias ou os tempos de corrida a cada sessão. Por exemplo, se correres 2 a 3 vezes por semana, aumentarás a tua distância apenas numa das tuas corridas semanais e continuarás no mesmo formato no restante do treino. Por outro lado, se fizeres apenas uma sessão por semana, é esta que terás de aumentar muito progressivamente: por exemplo se já corres 30 a 45min, vais alongar 5 a 10min ao longo das semanas. Seres paciente!