"“Dói-me o pescoço... devia fazer alongamentos, qual é a melhor altura para os fazer?”, “Os 10 000 passos, substituo-os pelo quê?”... Porque não há dúvidas disparatadas, vamos responder a todas as tuas perguntas!
Refastelada no sofá, a Maria terminou o seu dia de teletrabalho, passa a vista pelas redes sociais e começa o seu livro (não devemos utilizar ecrãs à noite, dizem). Entre duas linhas, a sua mente divaga e surgem as perguntas...
Bem tudo depende do objetivo! Dirias que tens o corpo rígido, dores recorrentes ou uma sensação de bloqueio nas articulações? Então, a melhor altura é de manhã! Seria o momento perfeito para preparares as articulações para a correria do dia-a-dia. Se não tens nenhum problema específico, e estás à procura de relaxamento e tranquilidade, fazer os alongamentos à noite é muito eficaz e agradável. Resumindo, podes fazer os alongamentos quando quiseres, tudo depende do que pretendes. Seja como for, os alongamentos não devem ser uma tortura. Ao fazeres uma postura de alongamentos, nunca forces além da normal ligeira tensão. Preparas-te, respiras e aprecias o efeito no teu corpo (30 seg. no mínimo).
Vais dizer-me que só tenho uma resposta e que é fácil porque não sou eu a cansar-me, MAS isso depende do teu objetivo! Se praticas desporto só para manter a forma, teres uma boa mobilidade e estares ativo(a), podes fazê-lo todos os dias. 15 minutos são suficientes! As sessões mais longas vão ajudar-te a ganhar resistência, emagrecer ou melhorar o desempenho a nível cardíaco. Serão necessários 35 minutos de exercício. Nesse caso, reserva um ou dois dias de repouso entre cada sessão desportiva. Qual é a tua opção preferida?
A vantagem das dores musculares é que pensas que "o esforço não foi em vão". Mas não ter dores também pode ser um bom sinal! As dores musculares são microlesões das fibras musculares. Permitem que os músculos se adaptem à carga de trabalho que lhes é imposta e tornarem-se mais fortes. Quando não sentimos dores musculares, isso significa que a sessão não solicitou a adaptação das fibras musculares, sendo assim uma sessão de manutenção dos músculos. Também a forma como os músculos são contraídos nos exercícios vai ter influência. É bem possível que sintas dor num músculo que trabalhas regularmente. Ao solicitares ao músculo que fizesse outra forma de trabalho ou contração, ele adaptou-se e zás! Pequenas dores musculares.
Também conhecido como o "músculo dos resíduos", este músculo grande fica congestionado com as toxinas existentes no sistema digestivo. Está inserido ao fundo das costas e na concavidade da virilha e é um verdadeiro ponto de conversa! É o músculo flexor da anca e está ativo quando nos sentamos, andamos, corremos, subimos escadas, etc. Mais vale dizer que está sempre em ação! A rigidez deste músculo pode causar dores nas costas, como a ciática, ou outras dores lombares leves…
Como alongar o psoas? O exercício mais fácil é o afundo com os joelhos no chão. Atenção para não curvares as costas, mantém o osso púbico a apontar para cima! Sê delicada e utiliza a respiração abdominal. Deixa que o músculo relaxe e mantém a posição durante 45 segundos no mínimo, sem forçar. Este exercício liberta a anca e o fundo das costas e promove a eliminação das toxinas acumuladas, frequentemente devidas ao sedentarismo.
Tudo depende do teu objetivo. Pretendes melhorar ou desenvolver uma determinada zona do corpo? É melhor concentrares uma sessão com vários exercícios de fortalecimento muscular na mesma zona do corpo. Se o objetivo for a manutenção geral, será mais eficaz fazeres um pouco de fortalecimento muscular de todo o corpo, diariamente.
Bem temos de reconhecer que é inútil. Sobretudo se os halteres tiverem entre 500 g a 2 kg. Diríamos que essas 30 repetições seriam úteis se fizesses entre 3 a 5 séries (e 3 é o mínimo indispensável).
Vamos partir do seguinte princípio: fazes 3 séries de 30 repetições com os halteres. Só ficarás musculada se mudares a tua alimentação (aumentando as proteínas, que contribuem para a constituição de músculo), se utilizares halteres com mais de 2 kg e se multiplicares o número de repetições.
Dito isto, a forma do músculo é influenciada pela forma como é contraído durante o exercício. Por exemplo, se fizeres movimentos concêntricos, sob a forma de gestos em vaivém (como levantar uma garrafa várias vezes), o músculo vai moldar-se e terá uma maior tendência para "aumentar". Se fizeres movimentos isométricos, ou seja, exercícios na posição estática (como o core), o músculo fica tonificado em comprimento e não aumenta. E se parares totalmente, de um dia para o outro? Bem... o músculo derrete... como neve ao sol, perde a força e a forma. É mesmo assim!
Durante uma sessão desportiva perdes água através da transpiração. Recomenda-se a ingestão de água antes, durante e após a sessão desportiva, e sempre em pequenas doses. Caso contrário, a tua barriga faz barulhos constrangedores. A título informativo, uma pessoa sedentária deve beber 33ml/kg durante o dia. Por ex.: uma pessoa com 55 kg deve beber 1,8 litros de água/dia. Então imagina se praticar desporto!
Francamente, é uma boa pergunta! Antes de mais, é preciso compreender porque e como o corpo transpira! O corpo precisa de transpirar para regular a temperatura e eliminar as toxinas. Quando transpiras, a água sobe à superfície da pele e evapora. É esta ação que arrefece o corpo e permite a autorregulação da temperatura. Existem vários tipos de antitranspirantes, antirespirantes, desodorizantes de base etc. Os antirespirantes impedem as glândulas de segregar: desaconselho-os firmemente! O corpo precisa de eliminar a transpiração, é natural. O desodorizante de base evita o odor: perfuma a área onde as bactérias estão alojadas (aquelas que não cheiram bem). O meu conselho: é evidente que o teu corpo vai ter de eliminar as toxinas acumuladas em algum momento. A tua sessão desportiva é o melhor momento para cheirares mal! Um bom duche vai permitir livrares-te desse odor que te desagrada.
Queres que te orientemos, semana após semana, num programa de desporto para a prática de uma atividade física regular? Temos a solução: a nossa aplicação Decathlon Coach! Programas desportivos gratuitos, para fazer ao ar livre ou no conforto da casa, na secção "programas de treino".