7 Cuidados para proteger a pele do sol

Com a chegada do verão, as temperaturas aumentam e os cuidados com a pele têm de ser redobrados. Descobre 7 cuidados para proteger a pele do sol.

Mulher a aplicar protetor solar - DECATHLON SPRAY ACTIVE

Sabes que cuidados deves ter para protegeres a tua pele do sol?

Com os dias mais longos e a subida de temperatura queremos ter a pele mais morena, no entanto o sol não é apenas aliado na produção de melanina. Para o sol ser teu aliado e não o inimigo tens de ter uma exposição ao sol correta, desta forma vais estimular a produção de Vitamina D.
A produção de Vitamina D ajuda-te a prevenir doenças, mas não só, aumenta os níveis de cálcio.

Não te deixes iludir, para que possas aproveitar o sol de forma positiva tens de ter alguns cuidados. Deixamos-te 7 cuidados para protegeres a pele do sol. 

Hidrata-te 

A hidratação é muito importante não apenas durante a exposição solar, mas também antes e depois. A ingestão de líquidos vai evitar que desidrates, com temperaturas altas o teu corpo vai perder mais líquidos através do suor e da urina. Dessa forma e para evitar a desidratação, mantém sempre uma garrafa de água por perto, consome mais alimentos ricos em água e ingere menos álcool.

Privilegia alimentos ricos em água 

Como já referimos a hidratação é essencial, nesse sentido consome alimentos ricos em água. As frutas e legumes para além de ajudarem na hidratação do teu corpo, proporcionam-te nutrientes que ajudam o teu sistema imunitário e pele. Um dos legumes que ajuda na proteção da tua pele e na hidratação corporal é a cenoura, que contém betacaroteno.
Deixamos-te alguns alimentos ricos em água que vão ajudar na hidratação para incluíres na tua alimentação neste verão: ananás, abacaxi, alface, pepino, tomate, laranja, melancia, uvas, maçã, kiwi, entre outros.

homem a aplicar protetor solar na face

Aplica protetor solar

A proteção da pele é muito importante, mesmo que estejas à sombra e não estejas diretamente exposto ao sol. Aplica protetor solar todos os dias na face, mesmo que não tenhas intenção de ir à praia, piscina, rio ou mesmo até a uma esplanada. Escolhe o creme de proteção solar adequado ao teu tipo de pele e com um fator de proteção igual ou superior a 30. Caso não saibas que protetor solar comprar, aconselha-te com o teu médico ou farmacêutico. Se saíres de casa com o objetivo de “apanhar” sol, coloca sempre o protetor solar em casa. Dessa forma vais aplicar o protetor solar de uma forma mais homogénea e sem manchar a roupa. Volta a aplicar o protetor de duas em duas horas, independentemente do calor, sol e fator de proteção do creme.

Escolhe as horas de exposição solar 

As horas que escolhes para a exposição solar são muito importantes. Os raios ultravioleta têm uma maior incidência durante os meses de verão e para que não tenhas queimaduras solares, o ideal é evitares a exposição ao sol entre as 11h e as 16h.

Jovem à sombra com protetor solar na mão

Usa e abusa das sombras

Protege-te sempre do sol e faz uma exposição consciente. Em especial nas horas de maior calor, usa e abusa das sombras. Atenção que o guarda-sol e coberturas de improviso não te vão proteger dos raios ultravioleta. Completa a proteção com as restantes dicas e nas horas de maior incidência de raios ultravioleta resguarda-te numa sombra que te ofereça maior proteção

Cuida da tua pele após a exposição solar

É importante cuidares da pele, antes, durante e depois da exposição solar. Mas o que podes fazer para cuidar da pele depois de estar ao sol? Toma banho de água norma e nunca com água acima da temperatura ambiente, é importante que arrefeças a tua temperatura corporal e não que a subas. Usa um gel de banho hidratante e completa o ritual de banho com um creme hidratante.

Cuida da tua pele durante todo o ano e não apenas no verão. Segue estes 7 cuidados e não deixes de te hidratar e de te protegeres do sol nas horas de maior incidência de raios ultravioleta.

Partilha estes cuidados com os teus amigos, colegas e familiares e alerta-os para a importância de cuidar da pele, em especial no verão.