3/ Como gerir bem o seu aprimoramento?
1. REDUZIR O SEU VOLUME DE TREINO
Na verdade, deve reduzir o seu volume de treino entre 40 e 50% na última semana. Costuma fazer 4 ou 5 sessões por semana, correspondentes a 10 ou 12 horas? Durante o período de aprimoramento, 2 ou 3 sessões serão suficientes, com um total de 5 a 6 horas. O objectivo das últimas sessões é apenas manter o ritmo, ao mesmo tempo que desfruta. Acelerar? Sim, porque não?! Mas sem forçar, siga o seu corpo, deixe “fluir”.
No final destas sessões, deverá sentir-se bem e não deve ter a sensação de que puxou demasiado pela máquina. Não deve solicitar demasiado o seu organismo. Não se esqueça: o objetivo é R-E-C-U-P-E-R-A-R e desfrutar!
Nunca é fácil encontrar o meio-termo. Não caia em exageros:
- Treino excessivo: Tem a sensação de não ter trabalhado o suficiente antes do período de aprimoramento? Infelizmente, agora é demasiado tarde. Em caso algum o período de aprimoramento lhe permitirá recuperar aquela sessão a que se baldou na semana anterior.
Por isso, evite todas as sessões do tipo limiar, VMA ou ritmo específico. Se as pernas estiverem mesmo a pedir, um pouco de velocidade em bicicleta ou corrida será suficiente. Aguente pacientemente. Poderá puxar por si quando chegar o fim de semana.
- Zero de treino: tome atenção para não cortar totalmente! Não treinar na última semana antes da competição não é solução. Para começar, se deixar de treinar, arrisca-se a perder todas as vantagens que a sua preparação lhe trouxe.
Para ajudar o seu corpo a recuperar mais rapidamente, nestas últimas sessões, pode utilizar as meias de compressão Aptonia. Ao comprimir as suas pernas, as meias favorecem o retorno venoso, melhorando a sua recuperação após as sessões. Este tipo de ajuda é bem-vindo sobretudo quando sabemos que o objetivo da última semana é recuperar! Obviamente, aconselho-o ainda a abusar destas meias APÓS a competição ;-)