Seja por opção própria no âmbito da participação num trail noturno ou por necessidade (por falta de tempo para treinar durante o dia, por exemplo), a corrida noturna impõe algumas precauções, mas não deixa de ser uma verdadeira fonte de prazer! Explicamos tudo!
- Ter um equipamento luminoso ativo, ou seja, que emite luz, como uma lanterna frontal ou uma lanterna dorsal que ofereça a melhor visibilidade possível do teu caminho.
- Verificar se a lanterna frontal tem a carga e um nível de autonomia suficiente para a duração da tua sessão de corrida, caso contrário, leva uma bateria suplementar (também carregada) para garantir a sua duração. Isso é fundamental para a tua segurança.
- Ter elementos luminosos passivos, ou seja, marcas refletoras na roupa; estes elementos vão refletir a luz dos frontais dos teus companheiros de corrida, dos faróis de automóveis ou dos candeeiros de iluminação (se passares em zonas de estrada) para que fique visível.
- Se não tiveres outra opção senão treinar sozinho de noite (o que não recomendamos), está mais atento ainda ao ambiente circundante, evita os fatores de perigo: abdica da música, não passes por locais onde podes ter encontros indesejáveis, avisa os amigos ou familiares da hora a que prevês estar de regresso, leva um apito (presente em todas as mochilas EVADICT) e o telemóvel em caso de problema.
Se todas as precauções foram tomadas, é hora de aproveitar um belo céu estrelado para ir correr.
É agora que o prazer começa!
- Sentidos em alerta: os ouvidos, a visão, o olfato ficam mais apurados e os pequenos detalhes que passam despercebidos durante o dia, surgem agora mais presentes (o cheiro das plantas, o som das folhas das árvores, o ruído dos passos, a respiração...). Ficamos também mais atentos ao corpo e às suas sensações
- Descoberta da beleza das paisagens numa noite de luar com céu estrelado (com um pouco de sorte, até podemos ver a via láctea) ou contemplar das luzes da cidade (também têm a sua beleza) a partir de uma zona com vista panorâmica!
- Apreciar o trabalho de propriocepção, isto é, a perceção do corpo para que possas sentir e adaptar-te ao ambiente.
- Desfruta da calma e aproveita este momento para uma introspeção.
- Poderás talvez ter a sorte de presenciar o momento em que o dia e a noite se confundem num magnífico pôr-do-sol ou aurora, que são espetáculos de que nunca nos cansamos de ver!