Treinar para correr à noite
Não é nenhum segredo, um trail bem sucedido depende de um treino adequado e em condições realistas. Logo, se estás a preparar uma competição que inclui partes noturnas, é altura de realizar treinos noturnos. Começamos assim com alguns conselhos para adaptar a preparação às condições noturnas.
1. Variar as atividades e os terrenos
Para progredir no treino, e manter treinos de qualidade, deves variar as atividades frequentemente: ciclismo, treino funcional, caminhada, cross-country ou corrida de orientação, o que não falta é escolha. E ocasiões para treinar à noite também não! Para multiplicar as saídas noturnas e acumular experiência, não limites os treinos noturnos à corrida! Tente também treinar de noite nos tipos de terrenos que irás encontrar em prova.
2. Comece por correr sob a iluminação pública
Para se treinar progressivamente a correr na penumbra, começa por treinar quando começa a anoitecer. E para as primeiras saídas noturnas, podes contemplar trajetos que beneficiam de iluminação pública. Irá assim começar as saídas noturnas numa semiobscuridade que permite familiarizar com as sensações e as perceções de uma corrida noturna.
E lembra-te: mesmo que possas ver graças à iluminação pública, é muito importante se tornar visível para os restantes utilizadores da estrada, graças a uma iluminação pessoal adequada.
3. Sair com outras pessoas
Para se habituar a correr de noite, a solução é portanto multiplicar os treinos noturnos. Para te motivares durante as suas primeiras saídas na penumbra, pode ser boa ideia treinar em conjunto com outros.
Pois é, afinal, na partida numa corrida também estás sozinho! Assim, para ter uma motivação extra e para fazer os seus primeiros quilómetros noturnos de espírito mais tranquilo, não hesites em organizar saídas com parceiros de treino.
4. Vê o que está à tua frente
Tanto de noite como de dia, o importante é correr! E, especialmente, correr bem. Assim, mesmo que a falta de visibilidade seja incomodativa durante as suas primeiras saídas noturnas, é necessário ver o que está à sua frente e pensar no percurso da sua corrida, em vez de estar a ver onde mete os pés.
Como ocorre com as corridas diurnas, concentrar-se nas trajetórias permite-lhe correr de forma mais fluída e descontraída. É também uma boa forma de confiar que as pernas e os pés te vão dar indicações sobre o terreno.
5. Testa o equipamento
Por fim, os seus treinos noturnos são a ocasião de testar a iluminação, da mesma forma que testa o resto do seu equipamento quando preparas uma prova.
Para evitar surpresas, abordar a prova de forma mais tranquila e ganhar eficácia (logo, desempenho) durante a corrida, aconselhamos a que testes o máximo de vezes possível a iluminação noturna, mas também o resto do equipamento: as grandes quedas de temperatura durante a noite exigem importante hidratação/ nutrição e isolamento térmico.