1) As vantagens da eletroestimulação
A eletroestimulação muscular permite realizar um trabalho muscular eficaz sem fadiga, proporcionando vários benefícios:
- ganho de força muscular
- ganho de massa muscular
- aquecimento antes da competição
- ganho de contratibilidade
- diminuição das dores
- aperfeiçoamento da silhueta
- recuperação generalizada
Este sistema não solicita os sistemas cardíaco e respiratório e minimiza as tensões nos tendões. A técnica é, assim, utilizada por médicos do desporto, fisioterapeutas e preparadores físicos, com vista a otimizar a preparação muscular dos atletas de alto nível.
A eletroestimulação estimula as fibras nervosas periféricas dos músculos por meio de breves impulsos elétricos transmitidos por elétrodos colocados na superfície da pele. Os impulsos elétricos gerados pelos estimuladores podem solicitar diferentes tipos de fibras nervosas:
- os nervos motores, que respondem por ação muscular mecânica (musculação).
- certos tipos de fibras nervosas sensíveis, para obter efeitos analgésicos e endorfínicos (analgésicos, massagem).
As vantagens da eletroestimulação durante a recuperação:
A natureza, intensidade, frequência, zona de impulso e forma da corrente permitem obter efeitos no relaxamento muscular e na recuperação. Para a otimização do desempenho ou da recuperação, combine métodos de estimulação muscular artificial (eletroestimulação) e métodos tradicionais e físicos (musculação, core, alongamentos). Utilizada após o exercício físico, a eletroestimulação promove a recuperação, eliminando os resíduos musculares, reestruturando as fibras musculares fatigadas e eliminando os fatores inflamatórios após o esforço físico. Tal reduz as dores musculares e relaxa os músculos.