trigger-point

O que é um trigger point ou "nó" muscular?

Um trigger point é uma zona congestionada e inflamada do tecido muscular. Trata-se de uma mini contratura, de um nó do qual irradiam dores para outras zonas anatómicas.

1/ O que é esta contratura?

Um trigger point (nó muscular) é uma zona congestionada e inflamada do tecido muscular. Trata-se de uma mini-contratura, uma espécie de nó. Uma simples pressão com o dedo nesta zona é suficiente para provocar uma dor ou irradiação nervosa. Encontramos trigger points em cada músculo do nosso corpo, podendo um mesmo músculo conter vários triggers points. Na maioria das vezes, estão ligados a fadiga ou sofrimento muscular.

2/ Como aliviar a dor?

·    Com um profissional

O terapeuta ou o fisioterapeuta ajudam a diminuir a dor, mas também a eliminar a contratura, de modo a reencontrar o bem-estar muscular. A sessão começa com uma leve massagem ou com a aplicação de calor, para criar uma relação de confiança e ajudar a suportar a dor durante a estimulação da zona afetada. A pressão realizada com um dedo, ou por vezes com um instrumento especial, deve ser precisa, profunda e enérgica, com duração de 10/20 segundos. Por vezes, é necessário estimular vários pontos e efetuar simultaneamente alguns estiramentos passivos não dolorosos, para eliminar a contratura e sentir algum alívio. As sessões podem ser repetidas em função dos resultados.

·    Em auto-estimulação

Pode estimular sozinho uma zona afetada com o polegar, uma bola de massagem ou um pequeno rolo. Pode também utilizar um óleo ou bálsamo de massagem com óleos essenciais e arnica em automassagem e depois efetuar alguns estiramentos suaves em extensão, para voltar a sentir-se confortável nos seus movimentos. Se ainda assim a dor persistir, consulte o seu médico.

3/ Para perceber melhor

No caso de uma lombalgia ou de um bloqueio corporal e desequilíbrio, a estimulação dos pontos ou nós da região piramidal desfazem a dolorosa contratura. Muitas outras dores podem também ser aliviadas através desta técnica. Por exemplo, as cervicalgias, as cefaleias ou as enxaquecas, mas também certas tendinites, como é o caso do cotovelo de tenista.

Trata-se de um método «primo» da acupunctura. A estimulação dos nós musculares permite atenuar as contraturas dolorosas ligadas ao stress, ao excesso de trabalho ou ao treino excessivo.

Estes conselhos são úteis para o/a ajudar na identificação das suas dores?