Não existem milagres para obter uma silhueta definida: é preciso treinar com regularidade e ter uma alimentação equilibrada. Esta é a conclusão a que normalmente todos chegamos! É muito bom saber isso, mas a que desporto nos devemos dedicar se quisermos queimar gorduras mais rapidamente? E qual será o ritmo de treino para obter um nível máximo de eficácia? Nas próximas linhas, responderemos a todas estas questões.
Qualquer que seja a tua preferência desportiva, de certo que um dos teus objectivos será a redução da massa gorda que, consequentemente, levará à definição da tua silhueta. Por isso, os desportos mais eficazes são aqueles que puxam pelo coração.
Se pretendes queimar calorias rapidamente, precisarás apenas de um bom par de sapatilhas de corrida ou caminhada e de uma boa dose de coragem para caminhar ou correr. Auments progressivamente o nível de intensidade: o objetivo não é desmotivares ou exercitares-te contrariado! Vai aumentando gradualmente a distância percorrida: rapidamente obterás os resultados que tanto desejas.
Poderás também experimentar a Caminhada Nórdica: graças aos bastões que se utilizam como suplemento, estarás também a exercitar os braços. Porquê privares-te de alguma coisa?
Porque não mergulhar na água para mudar de ambiente? Além de trabalharem eficazmente a resistência, e consequentemente contribuírem para queimar gorduras, os desportos aquáticos têm a vantagem de proteger as articulações. Pensa no futuro! Na natação, da preferência às modalidade de crawl e bruços: estas duas modalidades têm a vantagem de trabalhar todo o corpo, refletindo os resultados em toda a silhueta.
Também muito na moda: o aqua-cycling e o aqua-running. Estas duas modalidades são semelhantes àquelas praticadas em terra firme, mas praticam-se dentro de água! Graças à resistência exercida pela água sobre o corpo, o trabalho é mais eficaz.
Para ir além dos desportos tradicionais, propomos-te uma série de atividades que terão um efeito benéfico na tua silhueta. Em primeiro lugar: a patinagem. Sem te aperceberes, estarás a trabalhar gémeos, coxas, glúteos e abdominais, divertindo-te ao mesmo tempo. Não te esqueças de usar proteções: os cotovelos e os joelhos são os mais afetados. Se tens a sorte de morar numa zona montanhosa, porque não experimentares o esqui de fundo? Por ser muito completo, este desporto faz aumentar o ritmo cardíaco e permite queimar calorias como nenhum outro: perto de 500 calorias por hora a um ritmo moderado e até 1000 calorias em ritmo acelerado! Também os braços e as pernas beneficiam de uma musculação eficaz. Nesta categoria recai também a dança (ballet, moderna, zumba…), que solicita imenso os músculos e permite queimar gordura de forma muito eficaz.
A definição da silhueta não tem segredos: é preciso praticar de forma regular!
De nada serve exercitares-te durante 2 horas se no resto da semana nada fizer.
Desta forma, recomendamos que doseies o esforço: um pouco todos os dias e não tudo de uma vez. Não tenhas dúvidas de que, a longo prazo, esses esforços serão recompensados. Só ao fim de vários meses de prática terás condições para avaliar a tua evolução física.
Esquece as belas palavras das revistas que te prometem perder todos os quilos supérfluos em apenas alguns dias de exercício e que apregoam a conquista de um corpo de atleta olímpico com apenas 10 flexões por dia.
Para que o desporto tenha resultados benéficos sobre o teu corpo, é necessário seres paciência, motivado e teres uma regularidade a toda a prova.