COMO CALCULAR O SEU PESO IDEAL?

Peso de forma, peso de equilíbrio, peso de referência para o bem-estar e a saúde e uma boa condição física... Todos os nossos conselhos práticos para calcular o seu peso ideal para estar na melhor forma!

calcular o seu peso ideal

Já reservou algum do seu tempo para calcular o seu peso ideal? Vejamos o que deve saber sobre esta questão.

Como calcular o seu peso ideal?

O QUE É O PESO IDEAL?

peso ideal é o seu peso de referência para estar na melhor forma (saúde e condição física). Atinge-se este peso na idade adulta, e varia conforme as pessoas. Realmente, de nada serve comparar-se aos que o rodeiam porque o peso é específico de cada pessoa!

Este peso, que se chama também peso de forma ou peso de equilíbrio, pode variar em função das circunstâncias da vida: gravidez, períodos de excessos ou de dietas, treino intensivo ou interrupção de uma prática desportiva regular. Deve no entanto saber que terá sempre tendência a regressar ao peso de equilíbrio mesmo se este não corresponder necessariamente ao que idealiza...

OS PARÂMETROS DETERMINANTES DO PESO IDEAL

Existem vários parâmetros com impacto determinante no seu peso: 
- a sua altura 
- a sua morfologia 
- a sua constituição óssea 
- os seus antecedentes familiares   

O estilo de vida ocupa também um espaço essencial na saúde de cada um, influenciando, aliás, o equilíbrio natural. Assim, para tentar pelo menos manter um peso estável, apresentamos um conjunto de bons hábitos a aplicar e novos costumes a adotar no seu dia a dia: evite situações de stress, não negligencie as horas de sono, alimente-se de forma equilibrada, não salte refeições e, sobretudo, pratique desporto diariamente.

Como calcular o seu peso ideal?

COMO CALCULAR O SEU PESO IDEAL?

Existem vários métodos de cálculo que permitem determinar o seu peso ideal. Mas apenas uma destas fórmulas matemáticas é reconhecida e usada pelas altas autoridades de saúde mundiais. Trata-se do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) :

Índice de Massa Corporal = Peso em kg / Altura ao quadrado, em metros. Por exemplo, se pesa 50 kg e mede 1,60 m: 50 / (1,60 x 1,60) = 19,5.

Depois de calcular o seu IMC, interprete-o recorrendo às seguintes referências estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) :

Inferior a 16 > Anorexia ou desnutrição

Entre 16,5 e 18,5 > Baixo peso

Entre 18,5 e 25 > Peso normal

Entre 25 e 30 > Excesso de peso

Entre 30 e 35 > Obesidade moderada

Entre 35 e 40 > Obesidade severa

Superior a 40 > Obesidade mórbida

O resultado obtido através do cálculo do seu IMC permite dar-lhe uma primeira ideia do seu peso ideal, mas este resultado carece de precisão. Este método não tem em conta elementos determinantes como a sua morfologia, a sua constituição óssea ou a sua idade. Assim sendo, trata-se de uma estimativa e de um resultado que deve ser contextualizado.

OS MAUS HÁBITOS DE DIETAS DE EMAGRECIMENTO

Esqueça as dietas drásticas com efeitos ioiô porque não são adequadas ao seu estilo de vida. Só vai obter frustração! Se precisa de perder alguns quilos para atingir o seu peso ideal, prefira reequilibrar a sua alimentação.

É mais saudável física e psicologicamente manter o seu peso de forma através de uma alimentação saudável e da prática regular de uma atividade desportiva. É consigo!