Caminhar é bom para a sua saúde!

Se estiver fora de forma, se regressar de uma lesão ou se procurar uma atividade suave para o seu corpo, deverá pensar na prática de caminhada. Esta pode substituir a corrida e oferece a vantagem de não necessitar de qualquer treino prévio e de poder estabelecer o seu próprio ritmo de passada.

A caminhada respeita o seu corpo, minimiza o risco de lesões e requer um menor esforço físico. As articulações são sujeitas a menores tensões, permitindo, assim, exercitar-se durante mais tempo.

A caminhada também tem a vantagem de fortalecer suavemente os seus músculos e de tonificar os músculos das pernas, os glúteos, os abdominais e a parte superior do corpo.

la_marche

Caminhar antes de começar a correr

Gostaria de começar a correr, mas já não pratica desporto há algum tempo? Não se apresse! Comece com algumas sessões de caminhada antes de começar a correr. Estabeleça um programa de treinos e aumente gradualmente o tempo dedicado à caminhada, bem como o ritmo de passada.

Na primeira sessão, caminhe a ritmo lento durante 10 a 15 minutos, de dois em dois dias ou de três em três dias, e depois duplique esse tempo na segunda semana. Na terceira semana, pode começar a correr de forma intermitente. A partir da quarta ou quinta semana, deverá estar preparado para correr durante 30 minutos de cada vez!

Corrida e caminhada alternadas durante uma sessão de treino

Corre diariamente ou quase diariamente? Inclua a caminhada nas suas sessões de treino! Isso ajudará a trabalhar os seus músculos e o ritmo cardíaco e a reduzir os impactos… Na corrida, cada passada envolve um impacto com o solo que se repercute em todo o seu corpo.

A prática de caminhada numa sessão de treino faz descansar os seus músculos e articulações, sem perturbar o treino de resistência.

A caminhada é um complemento natural da corrida

Sendo uma excelente forma de combater os elementos repetitivos da corrida, a caminhada pode ser praticada em seu complemento, através da alternância dessas atividades. Por exemplo, programe uma caminhada nas suas sessões de treino, a fim de continuar a ativar o fluxo sanguíneo e a queimar gorduras.

Se pretender melhorar o desenvolvimento dos seus membros superiores, experimente a caminhada nórdica! Este desporto acentua os movimentos dos braços com o recurso a dois bastões. Além de exercitar todo o corpo, também ajuda a aumentar o dispêndio de energia e a fortalecer os músculos. Isso permitirá trabalhar os músculos peitorais, os músculos abdominais, os ombros, os braços e as costas.

Por último, se tiver a sorte de viver numa região montanhosa, então a caminhada nas montanhas é também uma excelente atividade. Inclua sessões de caminhada no seu programa de treinos! A subida e descida de declives em terrenos montanhosos fortalecerá a barriga das pernas e aumentará a explosividade na corrida.

Independentemente de ser praticante experiente ou principiante de corrida, desfrute dos benefícios da caminhada para a sua saúde e para poder correr melhor! Não hesite em partilhar as suas sugestões de treino para a conjugação das duas disciplinas…

Descubra a nossa seleção de dicas