Relaxar, eliminar a pressão, tonificar, sentir livre, partilhar um momento desportivo, arejar... Eis alguns exemplos dos benefícios da corrida!
Queres ficar a saber mais? Acompanha-nos até aqui.
Correr é monótono? Vamos usar este artigo para acabar com ideias pré-concebidas! Para além do facto de te levantares do sofá e/ou de poderes comer um quadradinho de chocolate sem te culpabilizares, a ideia é encontrares paz interior e sentires-te bem no teu corpo.
Este desporto permite isso ao aliar benefícios simples e vitais para o nosso organismo. Quem nunca procurou desculpas para não calçar as sapatilhas? Depois de ler isto, ficarás (normalmente) com vontade de te mexer.
O que há de mais natural do que querer arejar a cabeça? Como tornar os nossos pensamentos mais leves? Que desporto nos pode ajudar a esvaziar a cabeça?
É claro que há várias respostas, mas a da corrida parece-me adequada ao tema! Uma mente livre, solta. Isto faz lembrar um certo desenho animado?! Correr oferece-te estas sensações de liberdade, leveza e orgulho associadas ao exercício físico que estás a fazer.
Apanhar ar pode ter vários efeitos: afastar as tuas preocupações diárias para te concentrares no prazer da corrida é um benefício não negociável.
Se tens chocolate ou outros alimentos menos leves nos teus armários, cuidares do teu corpo poderá ser útil ou, até, indispensável. Falo de manutenção física no sentido lato (muscular, respiratório, cardíaco, silhueta), o tipo de manutenção que ajudará a que te sintas melhor no dia a dia.
A corrida, praticada 1 a 3 vezes por semana, ajuda a essa manutenção. O esforço físico irá ter um efeito em todo o teu organismo, permitindo-te gastares energia e regenerares-te.
A frequência das tuas saídas é a base da manutenção a longo prazo, por isso mais vale fazeres exercício 1 vez por semana durante o ano todo do que 4 vezes durante apenas algumas semanas. Isto é lógico, mas nem sempre é respeitado!
Gostas tanto de espinafres como a célebre personagem do desenho animado? Perguntas o que tem isso a ver?!
Ainda nos lembramos dos músculos que incham depois de ingerida uma lata deste legume. Prometemos que a corrida não tem o mesmo efeito, mas permite ganhares músculo de forma suave durante as tuas saídas.
São vários os músculos que são solicitados e definidos: os da coxa (quadríceps, ísquio-tibiais) e os do gémeo. No que diz respeito ao tronco, este será contraído pela passada que desenvolve os músculos da barriga, os abdominais e as costas.
Se estiveres à procura de uma ajuda para emagrecer, a corrida é a modalidade perfeita! Vamos acabar com as gordurinhas feias, a celulite e a massa gorda. Este desporto é a tua arma mortífera para emagreceres duradouramente (com o prazer de correr). Sabias que uma corrida de 30 min. faz perderes mais de 300 calorias, em média (variável em função do peso e do sexo)?
Não adianta mudares radicalmente o que comes para perder os quilos que tanto te incomodam. Uma alimentação equilibrada sem restrições, um equipamento adaptado à corrida e uma regularidade a toda a prova: este é o trio vencedor para uma silhueta cuidada!
O feijão verde (sem manteiga) que se encontra no teu prato é deprimente? Para nós também! Preferimos que venhas correr connosco para que tomes consciência de que a frequência será o elemento crucial para a manutenção do peso pretendido.
Solidez dos ossos, risco de cancro, diabetes, insónias, doenças cardíacas...: tudo isto diz-te alguma coisa? Ficas logo com medo! O que tem isso a ver com a corrida? As conclusões são muito positivas para cada um destes problemas de saúde: este desporto contribui para melhorares ou combateres estes males.
Recordo que a corrida pode ser praticada em qualquer idade desde que te sintas bem e desde que a última consulta médica que te autorize para a prática desta modalidade não tenha sido na tua terceira década de vida!
Manter uma atividade física durante a tua vida contribui em grande parte para te sentires bem em qualquer idade e para não ter medo dos efeitos do envelhecimento no corpo. A prática moderada de desporto é sinónimo de saúde!