Porquê nadar com palas de natação?

AINDA NÃO NADAs COM PALAS DE NATAÇÃO? SABE AS 5 RAZÕES PARA ADOTAR ESTE EQUIPAMENTO!

Porquê nadar com palas de natação?

Uma vez que constitui uma boa forma de evoluir, mas também porque é lúdico, este acessório faz muitas vezes parte do arsenal do nadador ou nadadora, seja qual for o seu nível. As palas de natação, também chamadas paddles, não escapam à regra.

Recomendo que as integres nos teus treinos e que faças exercícios técnicos com elas, principalmente por 5 boas razões. Enumeramos abaixo alguns argumentos convincentes para adotar as palas de natação.

RAZÃO N°1: PORQUE SÃO SIMPLES E ACESSÍVEIS

São tão acessíveis que não há razão para te privares delas. Um par de palas custa uns poucos euros. À volta de 10 euros, mais precisamente ;-)


Além disso, este pequeno acessório, que ocupa pouco espaço, é fácil de transportar. Basta enfiar o par de palas no saco da piscina e já está. Podes começar a fazer sessões de fortalecimento muscular e séries de exercícios técnicos localizados.
Uma vez na piscina grande, não vale a pena ocupares a pista reservada aos nadadores com barbatanas. Assim, de certeza que não incomodará ninguém.
Além de serem práticas, as palas de natação são fáceis de usar. Para um uso ideal, basta escolher o tamanho correto no momento da compra. E para trazer variedade à prática, estão disponíveis vários tipos, todos destinados a usos diferentes.

Porquê nadar com palas de natação?

RAZÃO N°2: PORQUE SÃO INDICADAS PARA TODOS OS NADADORES E NADADORAS

Seja qual for o número de horas que passas na piscina grande, os exercícios técnicos são indispensáveis. Estes pequenos exercícios, que ajudam a evoluir, devem ser feitos por todos os nadadores e nadadoras, porque se pode sempre melhorar a técnica.

Naturalmente, o mesmo princípio aplica-se aos exercícios técnicos com palas de natação. Cabe-te a ti escolher acessórios que se adaptem à tua prática e objetivos. Além do mais, a sua utilização não tem nenhuma contraindicação.


Em contrapartida, recomendo que não abuses da sua utilização, para evitar o risco de tendinites. Não te preocupes, este risco é mínimo se nadares corretamente com as palas. E se alternares as piscinas que fazes com e sem palas.
No que toca à escolha das palas, depende do teu nível, mas também da tua musculatura. Dois conselhos para te orientar:
- Se fores um nadador principiante ou se tiveres os braços pouco musculados, opta por palas pequenas. Também são recomendadas para crianças a partir dos 10 anos.
- Se já nadas há alguns anos ou se tens os braços musculados, podes optar por palas maiores, que exigem mais esforço. Pura e simplesmente porque a quantidade de água tracionada é maior.

Porquê nadar com palas de natação?

RAZÃO N°3: PORQUE SÃO VERSÁTEIS E TRAZEM VARIEDADE À PRÁTICA

São normalmente recomendadas para o estilo crawl, mas também podes usar as tuas palas de natação para os outros estilos. Sim, mesmo para costas e bruços! A única condição é a de prestar atenção aos movimentos dos braços para o trabalho ser proveitoso e não contraproducente. Afinal de contas, o objetivo é o mesmo, melhorar a técnica de braços, independentemente do estilo.

Um bom hábito será aqueceres os músculos e nadar algumas piscinas sem acessórios antes de começar a nadar com as palas. A ideia é, antes de mais, minimizar o risco de lesões. E, importa salientar, dedicar uma sessão inteira à natação com palas está fora de questão. Deves alternar os exercícios técnicos e o prazer de nadar!

Por fim, as palas podem ser associadas a outros acessórios. Podes, por exemplo, colocar um pull buoy entre as coxas para obrigar a manter as pernas imóveis e concentrares-te exclusivamente no movimento dos braços.

RAZÃO N°4: PORQUE FORTALECE A PARTE DE CIMA DO CORPO

Com palas, a resistência é maior, tracionamos mais quantidade de água, simplesmente porque a superfície de apoio também é maior. Isto são boas notícias, sobretudo para os teus músculos. Principalmente da parte superior do corpo, dos braços e dos antebraços.

A outra boa notícia (ou menos boa, depende para quem) é que as palas de natação musculam suavemente e em profundidade. Como sabes, a natação permite desenvolver músculo principalmente em comprimento. Isto significa que estira o músculo, mesmo com palas. Para ter braços grandes, será preciso saires da piscina e ires para o banco de musculação.

Ter braços musculados (mesmo em comprimento) é um trunfo essencial de um nadador. Porque nadamos principalmente graças à força dos braços e porque isto, por sua vez, melhora a propulsão. Nada melhor e mais rápido. É, de certa forma, um círculo virtuoso. E as palas têm por isso um valor estético e técnico.

Um último conselho  se musculares os braços for o seu principal objetivo: utiliza palas grandes, exceto se tiveres muito pouco músculo nos braços. Recomendamos que faças alguns exercícios de musculação fora de água.

Porquê nadar com palas de natação?

RAZÃO N°5: PORQUE PERMITE MELHORAR A TÉCNICA

Um último ponto, não menos importante: as palas de natação são as maiores aliadas da tua técnica e esta é a principal finalidade a que se destinam. Melhoram os apoios, o posicionamento dos braços e antebraços e o seu movimento antes de entrarem na água, já que permitem percecionar melhor as sensações e corrigir os erros técnicos.


Para obteres melhores resultados, usa palas apenas ligeiramente maiores do que a tua mão, ou seja, palas corretivas. Algumas palas, mais pequenas, permitem até trabalhar apoios específicos, isolando unicamente uma parte da mão.
Depois de enfiares as palas, faz algumas piscinas, sem te focares no tempo, para te concentrares apenas nos apoios e na técnica. Depois, retira as palas e tente reproduzir os gestos corretos. Naturalmente, acabarás por adotá-los sem sequer dares por isso. Porque a grande qualidade das palas é poderes passar sem elas.

Em suma, as palas são um pequeno investimento para conseguires grandes resultados. É um acessório acessível, versátil e indicado para qualquer um que permite fortalecer os braços e melhorar a técnica. Por isso, não há qualquer razão para não as usares.

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE: