1. ENCONTRAR A INTENSIDADE DE ESFORÇO CERTA...
A frequência cardíaca é medida em BPM (batimentos por minuto), por isso quanto mais intenso for o esforço, mais rápido será o batimento do coração e, por conseguinte, mais elevado será o valor em BPM. Até aqui, é simples e lógico.
Conhecer a frequência cardíaca durante o esforço, é também saber o tipo de esforço onde nos encontramos: aquecimento, conforto ou endurance fundamental, endurance, resistência, resistência dura. Cada uma destas intensidades de esforço produz efeitos diferentes no corpo de cada pessoa: conforto na prática, perda de peso, melhor resistência, progressão, etc...
Saber em que zona nos encontramos permite direcionar melhor cada treino e, principalmente, uma melhor sensação ao correr, sobretudo para quem se está a iniciar na prática da corrida.
Mas afinal, como se calculam essas intensidades de esforço?
Essas zonas são calculadas automaticamente em função da frequência cardíaca máxima, que é normalmente estimada através do relógio cardio com base na idade e género de cada um (ou pode também ser calculada de forma mais precisa, com a ajuda de métodos de corrida - saber mais sobre as 5 intensidades de esforço na corrida):
- Aquecimento: 50% a 60% da FC máx.
- Conforto (também denominado endurance fundamental): 60% a 70% da FC máx.
- Endurance: 70% a 80% da FC máx.
- Resistência: 80% a 90% da FC máx.
- Resistência dura: 90% a 100% da FC máx.