PORQUÊ CORRER COM UM RELÓGIO CARDIO?

Correr com um relógio que mede os batimentos do seu coração? Mas para que serve? E se for o utensílio que lhe falta para correr ao seu ritmo, conseguir uma melhor respiração e ainda melhorar na corrida? Eis as explicações para compreender as possibilidades oferecidas por um relógio cardio.

correr com um relógio cardio

1. ENCONTRAR A INTENSIDADE DE ESFORÇO CORRETA

A frequência cardíaca é medida em bpm (batimentos por minuto). Quanto mais intenso for o esforço, mais rápido será o batimento do coração e, por conseguinte, mais elevado será o valor em bpm. Até aqui, é simples e lógico.

Conhecer a sua frequência cardíaca durante o esforço, é também saber o tipo de esforço onde se encontra: aquecimento, conforto ou endurance fundamental, endurance, resistência, resistência dura. Cada uma destas intensidades de esforço produz efeitos diferentes no seu corpo: conforto na prática, perda de peso, melhor resistência, progressão... Saber em que zona se encontra permite-lhe direcionar o seu treino e, principalmente, sentir-se melhor a correr, sobretudo se se iniciar na prática de corrida.

Mas então como se calculam essas intensidades de esforço? Essas zonas são calculadas automaticamente em função da sua frequência cardíaca máxima, que é normalmente estimada através do relógio cardio com base na sua idade e sexo (ou talvez calculada de forma mais precisa com a ajuda de métodos de corrida; ver o nosso artigo mais abaixo):  

- Aquecimento: 50% a 60% da FC máx.

- Conforto (também denominado endurance fundamental): 60% a 70% da FC máx.

- Endurance: 70% a 80% da FC máx.

- Resistência: 80% a 90% da FC máx.

- Resistência dura: 90% a 100% da FC máx.

2. CORRER COM RELÓGIO CARDIO PARA ENCONTRAR O SEU RITMO RESPIRATÓRIO

Tem tendência a ficar ofegante enquanto corre ou no final das suas sessões? O uso de um relógio cardio vai permitir-lhe encontrar o seu ritmo em tempo real para evitar que o coração acelere e sinta dificuldades acrescidas. Na zona de conforto, deverá conseguir falar enquanto corre e correr mais tempo pouco a pouco. Na zona de endurance, o esforço será mais intenso, mas não ficará ofegante se correr com maior regularidade. Na zona de resistência, ficará ofegante ao fim de alguns minutos, uma vez que esta se destina apenas a esforços curtos e intensos.

Em suma, para melhorar ou encontrar o seu ritmo respiratório, deve correr até 80% da sua frequência cardíaca máxima.

 

3. CORRER COM RELÓGIO CARDIO PARA QUEIMAR GORDURAS

Corre para manter a linha? A zona "conforto" é especialmente interessante, pois permite queimar mais gorduras e limita as faltas de fôlego. Na verdade, nesta zona, o corpo não fica em situação de stress. Tem tempo para queimar as gorduras, de modo a transformá-las em energia para os músculos.

Saiba que quando corremos, utilizamos dois carburantes: oslípidos e os hidratos de carbono. Se se correr a um ritmo lento, a tendência é para utilizar os lípidos. Pelo contrário, nas sessões de corrida mais intensa consomem-se mais açucares lentos. O ideal será, portanto, realizar sessões com diferentes intensidades para perder peso, variando a sua duração, no sentido de solicitar todos os regimes energéticos e evitar a monotonia.

4. CORRER COM RELÓGIO CARDIO PARA EVOLUIR

Para correr mais rapidamente ou apenas para se sentir mais à vontade ao seu ritmo atual, deve fracionar o seu esforço. O seu princípio é simples: as fases de corrida rápida são alternadas com fases de corrida lenta ou caminhada. O relógio cardio permite-lhe programar exercícios fracionados e indica-lhe se está a trabalhar nas zonas cardio adequadas. Descubra os nossos exercícios fracionados em Kalenji.fr e na nossa aplicação para corrida DECATHLON COACH.

MAIS UM PEQUENO CONSELHO...

Alguns relógios cardio, com ou sem GPS, permitem-lhe sincronizar com a sua aplicação desportiva todos os detalhes do seu treino graças à função Bluetooth. Prático para os que pretendem analisar o seu desempenho em tempo real! Pense também em consultar os nossos programas de treino para evoluir na corrida.

LEIA OS NOSSOS CONSELHOS PARA CORRER COM SENSOR CARDÍACO