Os nossos conselhos para evitar as lesões de skate

Os nossos conselhos para evitar as lesões de skate

Desporto radical por excelência, o skate proporciona autênticas sensações de liberdade. Mas as suas manobras espetaculares, por vezes, são executadas correndo alguns riscos. 

Na rampa, nos módulos ou na rua, um desportista nunca está a salvo das lesões. 
Algumas regras a ter em conta para manter os níveis de adrenalina sem recorrer à morfina.

Acessórios de proteção vs. acessórios de moda

Para prevenir eventuais lesões, a melhor coisa a fazer é reforçar os pontos-chaves mais expostos durante a prática: em particular a cabeça, os pulsos e os joelhos.

Com acessórios de proteção, tal como o capacete, as joelheiras, as proteções de pulsos ou simplesmente uma luvas reforçadas, as más quedas não são forçosamente evitadas mas as derrapagens são mais controladas. 

Acessórios obrigatórios para praticantes de skate em rampa que atuam frequentemente em altitude, mas estas proteções são por vezes pouco apreciadas pelos praticantes de street que as acusam de limitar os seus movimentos.

Argumento sem fundamentos, porque executar um 360 flip crooked grind de forma limpa fará com que os teus amigos esqueçam logo as tuas proteções pouco estilizadas.  

Nota: Não te esqueças que as quedas são inevitáveis e que as proteções permitem simplesmente cair sem grandes danos e poder progredir mais rapidamente! 

O importante não é a queda, é a aterragem

Se no skate as quedas são inevitáveis, podes sempre limitar os estragos com alguns reflexos simples para gerir a receção. Há dicas adaptadas a cada situação para ajudar a amortecer os impactos:

• Queda para a frente: encolher a cabeça, projetar os braços e rodar sobre o ombro (Dica: se tiveres joelheiras também podes deslizar com os joelhos);

• Queda para trás: encolher a cabeça, levantar as pernas e amortecer a queda com as mãos no chão;

• Queda para o lado: controlar a queda com um só braço e arredondar as costas para proteger a cabeça.

por fim, pensa-se sempre na velocidade: tem uma influência direta na queda mas também na potência do impacto causado. 
Para terminar em beleza com velocidade moderada, é preferível seguir o movimento (correr, rolar, deslizar) em vez de lhe impor uma travagem brusca e violenta que irá fazer pressão nos apoios.

Em geral, deve-se manter a flexibilidade em cima da prancha ou fora dela para não cair em cheio no asfalto e assim diminuir os riscos de lesões.

Os nossos conselhos para evitar as lesões de skate

Até aqui, está tudo bem: voltar a ganhar confiança

O medo da lesão está muitas vezes na origem da lesão em si: a apreensão limita o teu controlo e a tua capacidade em encontrar o gesto certo. Deves saber que a queda não é uma fatalidade e faz parte da aprendizagem de uma manobra.

A confiança é, por isso, sempre a aliada número um de um praticante de skate. Um mau movimento? Sem hesitações: é voltar a subir para a prancha e tentar de novo a manobra, deixando o bloqueio mental para os psicanalistas. Da mesma forma, pensa bem em variar as tentativas em função do local e das manobras para aprender a dominá-las progressivamente.  

No entanto, atenção aos excessos de confiança que te podem levar a sobrestimar os teus talentos.

Quanto mais excesso de confiança tiveres, mais riscos inúteis e perigosos vais querer correr. A manobra desejada deve estar ao teu alcance: com os pés na prancha é certo, mas antes de mais, com os pés na terra. Quando executas uma manobra num spot que te põe medo, deves começar por simular a manobra sem correr riscos. Ao fazer isto, é como se o spot se tornasse cada vez mais "pequeno" e "abordável" com o decorrer das tentativas, até que te sintas bem e que te empenhes totalmente para executar a manobra tão desejada.

Abordar esta atividade com confiança mas sem nunca esquecer que há limites. 
Entre os dois, existe frequentemente a questão - como sempre no skate - de encontrar o equilíbrio correto.

criança a andar de trotinete com capacete decathlon

Proteção total: como proteger corretamente a cabeça?

A proteção é essencial para quem anda de skate, patins ou trotinete! Descobre os nossos conselhos para garantir a máxima proteção da cabeça.

 Skate, longboard e cruiser skate: escolhe o teu preferido!

Skate, longboard e cruiser: escolhe o teu preferido!

Podes fazer muitas coisas com uma prancha de skate: saltar um módulo, deslizar sobre um carril, fazer curvas fluidas, descer uma estrada de montanha ou até ir para o trabalho…

cc skate

Como escolher um skate?

Vê os nossos conselhos para te ajudar a escolher um skate.