SKATE, LONGBOARD E CRUISER: ESCOLHE O TEU PREFERIDO!

Podes fazer muitas coisas com uma prancha de skate: saltar um módulo, deslizar sobre um carril, fazer curvas fluidas, descer uma estrada de montanha ou até ir para o trabalho… 

 Skate, longboard e cruiser skate: escolhe o teu preferido!

No entanto, cada prática tem a sua prancha adaptada. Ao longo dos anos, o skate dividiu-se em várias disciplinas: Skate, longboard e cruiser skate.
Que tipo de skate para que tipo de disciplina? Explicamos-te tudo!

SKATE: FREESTYLE E ESTILO!

O skate clássico é aquela prancha com rodas com os bordos curvos que se vêem em toda a parte, nas ruas, saídas da escola e nos skateparks. É a prancha mais utilizada hoje em dia.

Podes praticar skate na rua (também se diz em street), utilizando o meio urbano como terreno de jogo, em skatepark ou em rampa. Os praticantes servem-se da sua prancha para fazer manobras (tricks).

As mais conhecidas são os ollies, flips, grinds, wheelings, wall rides ou gaps. É uma disciplina que exige ao mesmo tempo técnica e performance, mas também exige estilo e criatividade. Na prática do skate, encontramos várias tendências que vão desde o street puro e duro na rua e nos skateparks às sessões aéreas em bowls ou pools.

Velocidade e altura ou tricks técnicos: cada um com o seu estilo de prática!

 Skate, longboard e cruiser skate: escolhe o teu preferido!

LONGBOARD: PARA SENSAÇÕES PURAS DE DESLIZE E VELOCIDADE

A longboard é uma prancha de skate mais comprida do que as outras. Se procuras sensações de velocidade e de deslize, é o skate que precisas!

À sua maneira, esta prancha é parecida com a de longboard surf e de snowboard. O longboard é uma prancha dotada de uma plataforma rígida e de rodas maiores e mais moles para assegurar uma boa aderência e uma boa velocidade. Podes utilizar uma longboard para passear ou ir às aulas ou ir trabalhar.

Existem várias subcategorias de longboard:

o carving, que consiste na realização de curvas largas em piso plano ou em descidas leves. O objetivo é deslizar!

o dancing, é uma disciplina que exige a execução de sequências deslocando-se na prancha.

o freeride, os praticantes realizam descidas, alternando derrapagens controladas para girar e velocidade. A mais divertida das disciplinas!

o downhill que consiste na descida de estradas de montanha a toda a velocidade em estradas fechadas.

 Skate, longboard e cruiser skate: escolhe o teu preferido!

SKATE CRUISER, O TEU MELHOR AMIGO PARA PASSEAR NA CIDADE 

Mini-skate old school por excelência, o cruiser skate volta a aparecer desde há alguns anos!

Se pretendes uma prancha parecida ao longboard mas menos volumosa e mais maneável, o skate cruiser deveria interessar-te! O cruiser é um skate rápido, dinâmico e leve, ideal para deslocações urbanas de curtas distâncias.

O objetivo é passear na cidade, rolar e esgueirar-se com delicadeza. Maior trunfo? Facilidade de transporte! Para levar a todo o lado: no autocarro, nas lojas, ir às compras ou trabalhar.

Para identificá-lo nada mais simples! É a prancha mais estreita sem nariz.

 Skate, longboard e cruiser skate: escolhe o teu preferido!